PSTU, PCB e PSOL se unem para ‘derrotar forças políticas’

                                                                       
ISABELLA LACERDA

Partidos nanicos como PSTU, PCB e PSOL pretendem lançar neste ano uma frente de esquerda para a disputa ao governo de Minas em outubro. Segundo lideranças das três siglas, já existe um pré-acordo entre as legendas no sentido de se unirem para o pleito, faltando apenas decidir o nome do candidato.

Na última terça-feira, a direção estadual do PSTU divulgou nota em que confirma essa intenção. “Neste momento seria importante para quebrar a falsa polarização entre Pimenta da Veiga (candidato do PSDB) e Fernando Pimentel (candidato do PT que articulou a aliança com o PSDB na prefeitura) e construir essa frente”, diz o informe.

A união das legendas deverá colocar em pauta nomes já conhecidos no Estado por terem disputado eleições anteriores. A favorita para encabeçar a frente dos nanicos é Maria da Consolação (PSOL), uma das surpresas da disputa de 2012. Para vice ou a vaga ao Senado, a mais cotada é Vanessa Portugal (PSTU).

“Ficamos de nos reunir após o dia 22 para discutir isso. O nome mais forte é o da Maria da Consolação. Ela sendo um consenso, os espaços de vice e candidatura ao Senado serão divididos entre os outros dois partidos”, explica o presidente do PSOL, Carlos Campos.

Já o secretário geral do PCB, Magela Medeiros, evita cravar nomes. “Estamos com reuniões marcadas com a direção dos dois partidos. Uma aliança também vai ser discutida quanto à chapa proporcional”, afirmou. (Com O Tempo)

Comentários