Lembrete: a mostra "Genesis", de Sebastião Salgado, pode ser vista no Palácio das artes
Chega a Belo Horizonte a mostra “Genesis”, de Sebastião Salgado. A exposição revela, em 245 imagens, lugares exóticos e intocados do planeta registrados pelas lentes do artista. As fotografias são resultado de oito anos de trabalho, capturando o cotidiano de tribos, animais selvagens, e visitando montanhas, desertos e florestas distribuídas em diferentes continentes.
O projeto, que tem curadoria da arquiteta e esposa de Salgado, Lélia Wanick, além de valorizar a grandiosidade da natureza, defende a preservação da cultura indígena brasileira. Para realizar os cliques, o fotógrafo realizou 30 viagens, utilizando aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas para atingir povoados mais remotos.
Sebastião Salgado nasceu em Conceição de Capim, distrito do município de Aimorés, interior de Minas Gerais. É formado em economia, e foi durante uma viagem a África, onde coordenava projeto a respeito da cultura do café em Angola, que decidiu tornar-se fotógrafo. Famoso por sua sensibilidade, lançou 11 obras e é hoje um dos fotógrafos mais respeitados em todo o mundo. Ao todo, recebeu 12 dos mais importantes prêmios da categoria.
A exposição acontece até o dia 24 de agosto, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard e Espaço Mari´Stella Tristão, do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro). A visitação acontece de terça a sábado, de 9h às 20h, e domingo, das 16h às 21h. Entrada gratuita. (Com o Brasil de Fato)
Comentários