“O modelo de negócio das arenas deu errado e os torcedores precisam se articular urgentemente”

                                                                      

“O modelo de negócio das arenas deu errado e os torcedores precisam se articular urgentemente”

Gabriel Brito (*)


se foram três anos da Copa do Mundo se­diada no Brasil e o que le­gado que se vê é uma série de ca­rís­simos es­tá­dios – re­clas­si­fi­cados de arenas – mos­trando-se in­so­lú­veis do ponto de vista econô­mico. Ao mesmo tempo, a aler­tada eli­ti­zação de seu acesso virou re­a­li­dade in­ques­ti­o­nável até na mídia es­por­tiva que apoiou acri­ti­ca­mente os em­pre­en­di­mentos. Nesta en­tre­vista, fa­lamos com o jor­na­lista e pes­qui­sador Irlan Si­mões, que acaba de lançar o livro “Cli­entes versus Re­beldes”, inau­gu­rador de um novo de­bate sobre os rumos do es­porte mais po­pular do país.

“Quanto à nova arena, como sempre friso ao longo do livro, trata-se de algo muito além de uma es­tru­tura ar­qui­tetô­nica so­fis­ti­cada, de con­creto ar­mado, ca­deiras de plás­tico e ba­nheiros de már­more. Eu pro­curo sempre de­finir as arenas como um “con­ceito”. Um con­ceito de con­sumo es­por­tivo, um con­ceito de equi­pa­mento ur­bano, um con­ceito de com­por­ta­mento, um con­ceito de fu­tebol...”, re­sume Si­mões.

Na en­tre­vista, ele ex­plica al­gumas con­cei­tu­a­ções a res­peito do “su­jeito tor­cedor” e como os novos in­te­res­sados na in­dús­tria do fu­tebol de­ter­mi­naram quais eram os pú­blicos de­se­já­veis e in­de­se­já­veis. De toda forma, as­si­nala que o mo­mento é ótimo para os de­fen­sores de um fu­tebol mais po­pular se ar­ti­cu­larem, dado que a si­tu­ação econô­mica de di­versas praças ban­cadas pelo di­nheiro pú­blico é pre­cária.

“Talvez haja, sim, um modo de re­verter tudo, e passa ne­ces­sa­ri­a­mente por re­a­de­quar o es­tádio para o pú­blico. Penso que os tor­ce­dores pre­cisam partir de or­ga­ni­za­ções dentro dos seus clubes, que en­tendam suas con­jun­turas po­lí­ticas in­ternas, en­tendam como atuar para ga­rantir in­gressos e planos de as­so­ci­ação mais ba­ratos, que vejam como ar­ti­cular ou­tros se­tores para con­quistar uma re­forma es­ta­tu­tária que per­mita a de­mo­cra­ti­zação dessas ins­ti­tui­ções, que com­pre­endam a sua tor­cida para propor pro­jetos de es­tá­dios ade­quados aos seus in­te­resses”.

Cor­reio da Ci­da­dania: Pri­mei­ra­mente, o que te levou a esse campo de pes­quisa, como o livro Cli­entes versus Re­beldes foi ges­tado?

Irlan Si­mões: O livro é fruto de muito tempo de de­di­cação ao fu­tebol em di­versos sen­tidos. Seja como tor­cedor de ar­qui­ban­cada, como jor­na­lista ou como pes­qui­sador. Há muitos anos já venho me en­vol­vendo di­re­ta­mente com os as­suntos que o cercam, até porque uma fase im­por­tante de meu ama­du­re­ci­mento – pes­soal, po­lí­tico, pro­fis­si­onal – se cruzou com o longo e com­plexo pro­cesso da pro­dução da Copa do Mundo no Brasil. Desde as an­gús­tias com as con­tra­di­ções que en­volvem o fu­tebol, até a ne­ces­si­dade de en­tender o seu fun­ci­o­na­mento po­lí­tico-econô­mico, en­tender o seu de­sen­vol­vi­mento his­tó­rico, pas­sando pela cu­ri­o­si­dade em co­nhecer as mais di­versas cul­turas tor­ce­doras... Foram muitos pontos que me in­cen­ti­vavam a mer­gu­lhar no es­tudo desse ob­jeto. 

O livro, mais pre­ci­sa­mente, é a “consquência” de uma pes­quisa de­sen­vol­vida em mes­trado no Pro­grama de Pós-Gra­du­ação em Co­mu­ni­cação na Uni­vers­dade do Es­tado do Rio de Ja­neiro, sob a ori­en­tação de Ro­naldo Helal, um dos prin­ci­pais “fu­te­bó­logos” do país. Evi­dente que pro­curei adaptar seu con­teúdo para tornar a lei­tura mais pa­la­tável para o pú­blico em geral, mas não deixa de ser um livro aca­dê­mico, com uti­li­dades aca­dê­micas, ainda que seus ob­je­tivos e seus fins bus­cassem ex­tra­polar os li­mites da uni­ver­si­dade. 

O que posso dizer é que o mes­trado em si foi um “de­talhe” num per­curso que eu já vinha se­guindo há muito tempo. Diria até uma dé­cada. Boa parte da pes­quisa “bruta”, em termos qua­li­ta­tivos e quan­ti­ta­tivos já es­tava um tanto avan­çada, do ponto de vista da sua con­cepção. Ob­vi­a­mente que fal­tava o viés aca­dê­mico in­dis­pen­sável para as in­ves­tidas teó­ricas que me propus a fazer ao longo do livro. E fe­liz­mente fui muito bem ser­vido da ajuda de pes­qui­sa­dores de al­tís­sima qua­li­dade e ge­ne­ro­si­dade nesse pro­cesso, entre os quais des­taco Gilmar Mas­ca­re­nhas, Ber­nardo Bu­arque de Hol­landa e An­derson Santos.

Cor­reio da Ci­da­dania: Você faz uma longa in­tro­dução a res­peito deste mo­delo econô­mico apli­cado à in­dús­tria do es­porte e que muitos chamam de “fu­tebol ne­o­li­beral”. Como se deu isso, par­tindo dos lo­cais onde o pro­cesso se ve­ri­ficou antes do Brasil?

Irlan Si­mões: O termo “fu­tebol ne­o­li­beral” é um dos tantos que po­de­riam ter sido uti­li­zados para ex­plicar o mesmo pro­cesso que, no meu en­tender, é fun­da­mental para com­pre­ender o fu­tebol nos tempos de hoje. Por ser um termo com­par­ti­lhado por au­tores que con­si­dero re­fe­rên­cias no de­bate, pre­feri deixar de lado o “fu­tebol-ne­gócio”, que ainda pre­firo usar, para ali­nhar as lei­turas. Até porque quando se des­taca a noção “ne­o­li­beral”, re­mete-se à in­dis­pen­sável lem­brança a algum pos­sível de­sa­vi­sado de que o mundo do fu­tebol não está à parte da re­a­li­dade. 

Por­tanto, se re­mon­tarmos aos anos 1960/70 vamos en­con­trar o fu­tebol en­quanto um tipo de evento ex­tre­ma­mente mas­si­fi­cado, prin­ci­pal­mente na Eu­ropa e na Amé­rica La­tina, pra­ti­cado em es­tá­dios gi­gan­tescos co­mu­mente cons­truídos pelo poder pú­blico, prin­ci­pal­mente por go­vernos que bus­cavam se uti­lizar da po­pu­la­ri­dade dos jogos e clubes para fins pro­pa­gan­dís­ticos. Com o fim da “res­saca” do pós-guerra, a re­cu­pe­ração econô­mica das po­tên­cias eu­ro­peias, o cres­ci­mento avas­sa­lador da “in­dús­tria cul­tural” norte-ame­ri­cana e todos os seus efeitos na cha­mada “eco­nomia da cul­tura”, o fu­tebol co­meçou a ser re­pen­sado dras­ti­ca­mente. Assim, po­demos dizer que há um pro­cesso de ade­quação do fu­tebol a uma ló­gica co­mer­cial, mais pró­xima do que o “show bu­si­ness” já co­me­çava a fazer à época, in­clu­sive se uti­li­zando dos es­tá­dios de fu­tebol, como era o caso dos con­certos mu­si­cais. Esse é um re­corte pri­meiro, ne­ces­sário.

O “fu­tebol ne­o­li­beral” su­cede esse pe­ríodo. Trata-se de um apro­fun­da­mento de uma mer­can­ti­li­zação do es­porte que, in­clu­sive, contou com re­sis­tência in­terna na FIFA e na UEFA, do­mi­nadas por uma pers­pec­tiva po­lí­tica, como di­riam al­guns au­tores, um tanto quanto mais “so­ci­al­de­mo­crata”. Do ponto de vista da gestão, o fu­tebol pre­ci­sava ser “li­be­ra­li­zado”, des­pren­dido das normas e re­gu­la­ções que até então o im­pe­diam de aden­trar no novo mundo dos mer­cados. Para essa li­nhagem po­lí­tica do mundo da bola, os clubes pre­ci­savam se trans­formar em em­presas e al­mejar lu­cros, adap­tando-se a uma ló­gica es­por­tiva já con­so­li­dada nos Es­tados Unidos. 

É dessa forma que a vi­rada dos anos 1980 vai per­ceber mu­danças em al­guns pontos-chave. Pri­meiro a con­tra­tação de es­tran­geiros nas grandes ligas eu­ro­péias; de­pois na mu­dança das re­la­ções con­tra­tuais entre clubes e jo­ga­dores; em se­guida na li­be­ração de anúncio nas ca­misas dos clubes (con­sequência di­reta das novas mo­da­li­dades co­mer­ciais de trans­mis­sões das par­tidas) e, prin­ci­pal­mente, na trans­for­mação de clubes em em­presas, com par­ti­ci­pação na bolsa de va­lores. Em pouco tempo o es­tádio também será in­se­rido nesse rol de trans­for­ma­ções, uma vez que pre­ci­sava ser pen­sado do ponto de vista da ma­xi­mi­zação dos lu­cros. 

É evi­dente que o pano de fundo dessas trans­for­ma­ções, para além dos tantos in­te­resses fi­nan­ceiros que mo­bi­li­zava, acabou sendo jo­gado em al­gumas ques­tões cen­trais: a fi­nan­cei­ri­zação e mun­di­a­li­zação da eco­nomia, a crise o es­tado de bem-estar so­cial, a vi­o­lência nos es­tá­dios e a re­lação cada vez mais es­púria entre grupos cri­mi­nosos e clubes de fu­tebol, em di­versos pontos do mundo. O salto de mer­can­ti­li­zação seria uma es­pécie de saída ne­ces­sária para a mo­ra­li­zação da in­dús­tria. Em tese. Porque o que a gente vê no mundo do fu­tebol de hoje é um es­cân­dalo que nin­guém tem co­ragem de expor. 

De outra parte, é muito di­fícil dizer que há algo de “livre mer­cado” numa in­dús­tria em que o topo da pi­râ­mide só se sus­tenta com base em be­ne­fí­cios fis­cais sur­reais do poder pú­blico, ou por fi­nan­ci­a­dores bi­li­o­ná­rios que nada en­tendem de fu­tebol, mas se be­ne­fi­ciam dele em termos de ca­pital so­cial.

Cor­reio da Ci­da­dania: O que é, de fato, a eli­ti­zação do fu­tebol bra­si­leiro? 

Irlan Si­mões: De forma ca­te­gó­rica, é uma “hi­pó­tese” que ainda está em aberto, mas que vem se tor­nando cada vez mais con­creta. Ainda lá no final dos anos 2000, quando sou­bemos que o Brasil seria sede da Copa do Mundo e pro­me­teram er­guer mais de uma de­zena de novas arenas em todo o país, uma série de pes­qui­sa­dores, grupos de tor­ce­dores, jor­na­listas etc. co­me­çaram a ques­ti­onar os efeitos dessas novas es­tru­turas, e a questão da eli­ti­zação foi co­lo­cada em dis­cussão. Na re­a­li­dade, já com­pre­en­díamos que o preço dos in­gressos es­tava sendo ma­jo­rado de uma forma brusca, antes mesmo da con­clusão das obras das novas es­tru­turas. Tal questão também en­volvia o fim dos se­tores po­pu­lares como as “ge­rais”.

Antes mesmo das arenas, o pro­blema do preço dos in­gressos já es­tava dado. Pri­meiro porque houve um pe­ríodo cu­rioso em que essas ci­ên­cias de fazer di­nheiro – mar­que­teiros, ad­mi­nis­tra­dores de em­presas, esses caras que gostam de pa­les­tras mo­ti­va­ci­o­nais – co­me­çaram a tomar gosto pelo fu­tebol. Não muito sur­pre­en­den­te­mente esses su­jeitos não en­ten­diam quase nada de fu­tebol, ab­so­lu­ta­mente nada de torcer e de­fi­ni­ti­va­mente zero sobre a si­tu­ação fi­nan­ceira do grosso do tor­cedor de fu­tebol no Brasil. Mas eram eles que davam a linha em dis­cus­sões como “au­mentar o preço do in­gresso para in­cen­tivar a en­trada nos planos de sócio-tor­cedor”, ou “manter um valor médio no preço do in­gresso para evitar a des­va­lo­ri­zação do pro­duto”, ou a ge­nial ideia de que a vi­o­lência nos es­tá­dios de­veria ser com­ba­tida com o au­mento do valor do in­gresso para “abolir um pú­blico” in­de­se­jado. Logo na in­tro­dução do livro trato de­ta­lha­da­mente dessa “ide­o­logia” do fu­tebol-ne­gócio no Brasil e co­mento como ela expõe pre­con­ceitos de classe e de raça, e uma mes­qui­nharia as­som­brosa da parte de tais “es­pe­ci­a­listas” e “con­sul­tores”. 

Talvez seja um dos pontos mais im­por­tantes de todo o livro, porque busco de forma crí­tica ab­sorver esses dis­cursos, para pensar como eles, além de fra­cas­sados do pró­prio ponto de vista dos ne­gó­cios, estão re­pletos de falsas ver­dades, fraudes, dis­si­mu­la­ções, ig­no­rância e hi­po­cri­sias. E avalio que a re­ação dos tor­ce­dores nas redes so­ciais fez a turma parar de falar bes­teira pu­bli­ca­mente.

Cor­reio da Ci­da­dania: Dentro disso, o que re­pre­sentam as arenas e como di­ferem do velho es­tádio, econô­mica, cul­tu­ral­mente etc.?

Irlan Si­mões: Neste ponto che­gamos a uma questão in­dis­pen­sável para quem traz para si a res­pon­sa­bi­li­dade de tocar o de­bate do di­reito ao es­tádio e o di­reito ao clube. Per­demos muito es­paço no de­bate das novas arenas porque nos dei­xamos levar por uma nos­talgia que não nos in­te­res­sava, e a sín­tese de­veria ter sido outra, algo que Gilmar Mas­ca­re­nhas fez de forma bri­lhante: o an­tigo es­tádio não nos in­te­res­sava também, apenas foi mais per­mis­sivo do ponto de vista do acesso do pú­blico mais pobre e das ma­ni­fes­ta­ções fes­tivas no seu in­te­rior. Caso ti­vés­semos, nos tempos de hoje, e com o atual dis­cer­ni­mento que temos, o velho Ma­ra­canã, a velha Fonte Nova e o velho Mi­neirão, acre­dito que te­ríamos ou­tras tantas de­mandas a ba­ta­lhar. Se não ti­vés­semos tais de­mandas, era o caso de es­crever um outro livro fa­lando sobre al­gumas ade­qua­ções im­por­tantes para al­guns pú­blicos que não se sen­tiam à von­tade na­quelas es­tru­turas an­tigas. É o que ainda pre­ci­samos fazer com os es­tá­dios que não se are­ni­zaram.

Foi exal­tando de­mais a “be­leza” da geral que dei­xamos de pro­mover um de­bate im­por­tante sobre um mo­delo de es­tádio que nos in­te­res­sasse de fato. Em um evento que par­ti­cipei, e re­latei no livro, To­ninho Nas­ci­mento, à época se­cre­tário de fu­tebol do Mi­nis­tério dos Es­portes, foi ova­ci­o­nado de­pois de dizer que “só fala bem da geral quem nunca foi na geral”. O que é uma imensa men­tira, mas também é um sin­toma de como dei­xamos o de­bate ser raso ao ponto de ele jogar contra nossos in­te­resses de tor­ce­dores. A geral que a gente exal­tava não é a geral da falta de es­paço para mu­lheres, para idosos e cri­anças, do es­ma­ga­mento das pes­soas, do banho de urina... A geral que a gente exal­tava era a ideia de um es­tádio onde a par­cela mais pobre da po­pu­lação ti­vesse con­di­ções de acessar, de curtir li­vre­mente, de car­na­va­lizar as par­tidas e tornar cada par­tida de fu­tebol uma grande e sau­dável com­pe­tição, também, das tor­cidas.

Quanto à nova arena, como sempre friso ao longo do livro, trata-se de algo muito além de uma es­tru­tura ar­qui­tetô­nica so­fis­ti­cada, de con­creto ar­mado, ca­deiras de plás­tico e ba­nheiros de már­more. Eu pro­curo sempre de­finir as arenas como um “con­ceito”. Um con­ceito de con­sumo es­por­tivo, um con­ceito de equi­pa­mento ur­bano, um con­ceito de com­por­ta­mento, um con­ceito de fu­tebol... E dentro desse con­ceito está es­ta­be­le­cido que o seu pú­blico é uma coisa gra­ve­mente di­fe­rente do que a gente está acos­tu­mado a con­ceber para o pú­blico do fu­tebol, em es­pe­cial aquele tor­cedor mais vis­ceral, mais apai­xo­nado, que se vê como parte do clube e en­tende o clube como parte de sua vida. Na arena esse su­jeito não existe, ou não deve existir, porque ele é um im­pe­di­tivo, ele é pre­ju­di­cial ao ne­gócio, ele é uma con­tra­dição dentro do “con­ceito” que a arena pro­move. 

Por­tanto, quando os “bu­si­nes­smen” do fu­tebol se uti­lizam da frase “é pre­ciso que as fa­mí­lias voltem aos es­tá­dios”, me dá sempre uma sen­sação de que per­demos aí uma pa­lavra de ordem bem ba­cana. Porque se a an­tiga geral não era ade­quada para essa fa­mília, o que dizer de uma arena que obri­garia uma fa­mília a gastar me­tade de sua renda mensal para as­sistir a uma única par­tida?

Cor­reio da Ci­da­dania: Para ex­plicar o pró­prio nome da obra, o livro faz uma con­cei­tu­ação, ba­seada em au­tores in­gleses que vi­ven­ci­aram tal di­nâ­mica dé­cadas antes, que di­vide os di­versos tipos de tor­ce­dores em ca­te­go­rias. Você pode des­crevê-las?

Irlan Si­mões: Esse é um ponto in­te­res­sante, que talvez per­mita ao livro di­a­logar com muitos pes­qui­sa­dores do fu­tebol. Quando res­gato Ri­chard Giu­li­a­notti, um dos mai­ores ex­po­entes de uma dita “so­ci­o­logia do fu­tebol”, com seu es­forço em ela­borar uma “ta­xo­nomia” do pú­blico dos es­tá­dios in­gleses, busco pro­ble­ma­tizar al­gumas ques­tões le­van­tadas por ele, tanto para trazer para a re­a­li­dade bra­si­leira quanto para vis­lum­brar a trans­for­mação das nossas pos­sí­veis ta­xo­no­mias nessa nova re­a­li­dade pós-are­ni­zação. 

Em suma, o que Giu­li­a­notti vai fazer é es­ta­be­lecer clas­si­fi­ca­ções sobre o pú­blico do es­tádio, no que con­cerne à forma que cada tor­cerdor se re­la­ciona com o fu­tebol, com um clube e com o resto da tor­cida. Para ele essas iden­ti­dades tor­ce­doras tran­sitam, por um lado, entre uma re­lação mais ar­rai­gada, ín­tima, em que o tor­cedor se en­tende como parte de uma co­mu­ni­dade, em con­traste com uma re­lação mais frí­vola, con­su­mista, pon­tual. E de­fine que mesmo esses dois ex­tremos também ob­servam re­la­ções mais in­tensas ou mais flúidas. Dessa forma propõe as iden­ti­dades como sup­por­ters, fol­lowers, fans e fla­neur. 

A “ta­xo­nomia” de Giu­li­a­notti é uma ini­ci­a­tiva in­te­res­sante, mas que não ca­beria para a re­a­li­dade bra­si­leira. Ao mesmo tempo em que eu não con­se­guiria fazer uma ta­xo­nomia do pú­blico de fu­tebol do Brasil com as con­di­ções que dis­punha. Mas, de fato, é pos­sível dizer que tais iden­ti­dades tor­ce­doras estão sempre tran­si­tando entre dois polos: aquele que lo­ca­liza um tipo de pú­blico que se com­porta como “con­su­mi­dores” do fu­tebol e, por­tanto, de­sejam ser “re­tri­buídos” na qua­li­dade do ser­viço que pa­garam; e outro polo onde se lo­ca­li­za­riam aqueles tor­ce­dores que acre­ditam de­sem­pe­nhar um papel muito mais im­por­tante ao clube, como de­ten­tores de um di­reito de in­ter­venção nas suas ins­tân­cias di­re­tivas, uma es­pécie de par­tí­cipe da pro­pri­e­dade do clube.

“Cli­entes versus Re­beldes”, mais ne­ces­sa­ri­a­mente, se re­mete a essas novas formas de com­por­ta­mento que as arenas fi­zeram emergir no Brasil. Já exis­tiam, de certa forma, e no pró­prio livro acabo tra­tando delas. Mas o grande “xis” desse mo­mento inau­gu­rado em 2013/2014 é que as coisas se acir­raram. Os “con­ceitos” que as arenas car­re­gavam eram de­ma­si­a­da­mente drás­ticos para o que se en­tendia por fu­tebol no Brasil, e a pró­pria che­gada de di­versos atores econô­micos antes de­sin­te­res­sandos no fu­tebol fez com que as con­tra­di­ções se tor­nassem mais ex­plí­citas. 

O que quero dizer é que se por um lado há uma as­si­mi­lação desse con­ceito, há a che­gada de um pú­blico que antes re­jei­tava o es­tádio como um es­paço ade­quado para o seu pa­drão de lazer, há o de­sen­vol­vi­mento de uma série de pro­dutos e ino­va­ções para atrair esse pú­blico de perfil mais “con­su­midor”; por outro lado você tem a adoção desse “con­ceito arena” e a mer­can­ti­li­zação ex­ces­siva do fu­tebol como ele­mentos de in­sa­tis­fação desse pú­blico que in­siste em ter uma re­lação mais vis­ceral, mais in­tensa com o clube, que se en­tende como parte do clube e en­tende o clube como parte de sua vida.

Assim, evi­tando traçar uma “ta­xo­nomia” do pú­blico dos es­tá­dios bra­si­leiros, faço men­ções à im­por­tância de se com­pre­ender a he­te­ro­ge­nei­dade dessas iden­ti­dades tor­ce­doras. E iden­ti­fico que esse novo mo­mento do fu­tebol bra­si­leiro serviu para expor a cli­en­te­li­zação da as­sis­tência, ao passo que pro­vocou a re­beldia dos tor­ce­dores.

Cor­reio da Ci­da­dania: Você fala também em “nova cul­tura tor­ce­dora”. O que seria a an­tiga e por que in­te­res­saria im­plantar uma nova? Não po­deria ser até con­tra­pro­du­cente ao bu­si­ness?

Irlan Si­mões: Na re­a­li­dade essa ideia de “nova cul­tura tor­ce­dora” é uma ironia que lanço mão para falar da nar­ra­tiva que im­perou na im­prensa es­por­tiva na­ci­onal quando as arenas foram inau­gu­radas em 2013. Qual­quer ponto fora da curva era pauta para falar que o tor­cedor bra­si­leiro pre­ci­sava “mudar a sua cul­tura”, “mudar o seu jeito de torcer”, “se ade­quar ao novo equi­pa­mento”, e tantas ou­tras ba­bo­seiras que fomos obri­gados a es­cutar.

Busco ana­lisar exa­ta­mente isso ao longo dos úl­timos anos. É cu­rioso porque é uma pre­missa que parte tanto de uma visão pre­con­cei­tuosa como de uma lei­tura ex­tre­ma­mente rasa sobre o prin­cipal ob­jeto do tra­balho desses jor­na­listas, con­sul­tores de mar­ke­ting, di­ri­gentes etc... Eles re­al­mente acre­di­tavam que o pú­blico ia se pre­dispor a se­guir uma car­tilha de com­por­ta­mento ab­so­lu­ta­mente alheia ao que es­tá­vamos acos­tu­mados a fazer dentro do es­tádio. Pagar in­gressos ca­rís­simos, en­trar no es­tádio com mais de uma hora de an­te­ce­dência, sentar no as­sento mar­cado nesse in­gresso, per­ma­necer sen­tado nesse as­sento ao longo dos 90 mi­nutos... E que a re­jeição a essas novas normas eram uma questão de edu­cação, e não de “não somos obri­gados, danem-se”.

Se é in­te­res­sante para o bu­si­ness, na re­a­li­dade a “nova cul­tura tor­ce­dora” era algo ne­ces­sário, dentro do “con­ceito” ado­tado, como já falei an­te­ri­or­mente. Por­tanto, quando falo que uma dessas “novas cul­turas tor­ce­doras” na re­a­li­dade é o sur­gi­mento de uma pos­tura in­tran­si­gente, con­tes­ta­dora e crí­tica de uma série de tor­ce­dores, cha­mando-o de “re­beldes”, é exa­ta­mente para bater de frente com essa nar­ra­tiva he­gemô­nica que, cu­ri­o­sa­mente, se ar­re­feceu, seja por de­sis­tência ou porque as arenas fra­cas­saram e os in­te­resses fi­nan­ceiros já não estão mais ali­nhados. Uma pena.



Cor­reio da Ci­da­dania: Três anos de­pois da Copa do Mundo, qual o le­gado afinal de contas? Qual o ba­lanço que pode ser feito deste pro­cesso?

Irlan Si­mões: A pri­meira questão é que não houve um es­va­zi­a­mento claro do pú­blico. Os nú­meros se mantêm muito pa­re­cidos, ainda que al­guns clubes te­nham au­men­tado o seu pú­blico cos­tumaz, e ou­tros te­nham re­du­zido par­ci­al­mente. Isso pode ser dito tanto nas arenas quanto nos es­tá­dios tra­di­ci­o­nais, em que pese o valor co­brado pelo in­gresso estar pra­ti­ca­mente o mesmo nas di­fe­rentes es­tru­rutas, e o valor mí­nimo de R$40 exi­gido pela CBF (algo com­ple­ta­mente sem sen­tido!) ser bur­lado even­tu­al­mente. 

Tais ques­tões per­mitem lançar a hi­pó­tese da “subs­ti­tuição” do pú­blico. Com os altos preços uma par­cela con­si­de­rável do pú­blico tra­di­ci­onal foi ali­jada dos es­tá­dios, en­quanto a nova es­tru­tura e novos pa­drões es­té­ticos e de ser­viços atraíram um pú­blico an­ti­ga­mente alheio ao fu­tebol. Po­demos até dizer que os bu­si­nes­smen foram re­la­ti­va­mente vi­to­ri­osos, se con­si­de­rarmos que a “eli­ti­zação” es­taria de fato ex­pressa nessa hi­pó­tese, e era de fato um dos ob­je­tivos em­bu­tidos no “con­ceito” das arenas mul­tiuso.

O grande di­lema é o fu­turo. Como as fu­turas ge­ra­ções re­a­girão, por exempo, aos in­gressos ca­rís­simos e res­tri­tivos da Arena Co­rinthians e aos in­gressos sa­zo­nal­mente ba­ratos no Mo­rumbi? A di­co­tomia vai ser in­con­tor­nável, só não é pos­sível se ar­riscar muito. As arenas estão aí para serem trans­for­madas por dentro e os grupos tor­ce­dores estão aí para fazer a dis­puta pela de­mo­cra­ti­zação das ar­qui­ban­cadas e dos clubes.

Tenho o de­sejo de que o “Cli­entes versus Re­beldes” ins­pire ou­tros pes­qui­sa­dores a fazer esse tra­balho quan­ti­ta­tivo em grande es­cala, algo que foi in­viável na minha pes­quisa. No le­van­ta­mento que con­segui fazer, há um con­traste in­te­res­sante com re­lação ao pe­ríodo 2007/08/09, que sim­bo­lizou algo que também pôde ser visto na Eu­ropa. Re­firo-me a uma ge­ração pos­te­rior àquela que pre­sen­ciou o pro­cesso de mi­di­a­ti­zação, fator es­va­zi­ador dos es­tá­dios no mundo in­teiro. É uma ge­ração que tinha todos os jogos pos­sí­veis à sua dis­po­sição, bas­tando ir a um bar, ou na casa de um vi­zinho, mas que nutre o in­te­resse de estar no es­tádio por tudo o que ele pro­por­ciona, sendo im­pe­dido quase ex­clu­si­va­mente pelo fator custo ou ho­rário. Entre 2007 e 2009 (há uma dé­cada!) vimos o pú­blico crescer, mas também foi o úl­timo pe­ríodo antes de uma in­flação sem pre­ce­dentes no valor dos in­gressos, em que pese o bom mo­mento econô­mico que o país apre­sen­tava.

Cor­reio da Ci­da­dania: Como en­xerga a si­tu­ação econô­mica das arenas após a Copa? 

Irlan Si­mões: Drás­ticas, o que era pre­vi­sível pelos pró­prios in­te­res­sados em suas ges­tões. Um di­retor de uma das em­prei­teiras que do­minou o pro­cesso de cons­trução e pos­te­ri­or­mente os con­tratos nas PPP que gerem as novas arenas de­clarou à Po­licia Fe­deral que todos eles es­tavam to­tal­mente ci­entes da in­vi­a­bi­li­dade fi­nan­ceira desses equi­pa­mentos. Não foi à toa, a gente soube logo que va­zaram os pri­meiros de­ta­lhes, que os con­tratos dessas arenas pre­viam so­corros men­sais, com re­passes de verba pú­blica para as ope­ra­doras em casos de in­su­fi­ci­ência das re­ceitas dos pro­dutos (jogos, shows, eventos) que ela pro­mo­vesse. E era óbvio que não ia fe­char a conta! Mas toda im­prensa na­ci­onal fez ou­vido de mer­cador, ou achou que supor esse de­sastre que es­tamos vi­vendo era coisa de gente pes­si­mista e anti-fu­tebol. Ou de­fensor de “ban­dido de tor­cida or­ga­ni­zada”.

O caso mais sur­real é o que vemos no Ma­ra­canã. Quando lancei al­guns prog­nós­ticos sobre as arenas ainda em 2013, antes de co­meçar a pes­quisa que ori­gina o livro, era de que o Ma­ra­canã seria o menor dos pro­blemas, uma vez que con­tava com o maior nú­mero de “pro­du­tores de con­teúdo”, além de estar numa ci­dade de al­tís­simo po­ten­cial tu­rís­tico. No meio de todo o im­bró­glio que se se­guiu, hoje os clubes ca­ri­ocas são li­te­ral­mente as­sal­tados com taxas de alu­guel e de custo ope­ra­ci­onal que su­peram o valor de 1 mi­lhão de reais. É sur­real, ab­surdo. O Con­sórcio não tem uma tor­cida para lidar, não tem que bancar o sa­lário dos atletas que com­põem o tal pro­duto, não se res­pon­sa­bi­lizam por ab­so­lu­ta­mente nada que con­cerne ao fu­tebol. São meros san­gues­sugas que se be­ne­fi­ciam de um pa­trimônio pú­blico que foi to­tal­mente des­fi­gu­rado com um custo de 1 bi­lhão de reais (dos quais tam­pouco pagou um cen­tavo).

Cor­reio da Ci­da­dania: Mas os de­fen­sores do mo­delo batem in­ces­san­te­mente nessa tecla de ser pre­ciso “pagar as contas”, a fim de jus­ti­ficar a eli­ti­zação e en­ca­re­ci­mento. Além do de­bate econô­mico, não há também um menos iden­ti­fi­cado viés ide­o­ló­gico em tais pro­jetos? 

Irlan Si­mões: Bom, que é “pre­ciso pagar a conta” é um fato. Eles in­ven­taram de trazer um equi­pa­mento de custo al­tís­simo para um país onde as pes­soas não têm di­nheiro pra se ali­mentar. Vai ser algo que vai per­se­guir os fu­turos ges­tores até o fim dos dias. O pro­blema, mesmo, disso tudo, é que o preço é co­brado da tor­cida. Somos ví­timas di­retas desse pro­jeto e de quem o de­fendeu e o pro­moveu. Mesmo em clubes em que a di­re­toria tem uma po­sição mais pro­gres­sista, de se re­cusar a co­brar in­gressos em preços altos, como é o caso do Santa Cruz, o custo para jogar numa arena como a que cons­truíram em São Lou­renço da Mata é mais que o triplo do custo “para abrir” o seu velho Ar­rudão.

Por outro lado há a ne­ces­si­dade de usar as es­tru­turas dentro do con­ceito de arena, dis­po­ni­bi­li­zando-a para ou­tros tipos de pro­dutos, como shows. O que é mais bi­zarro no Brasil é que tais pro­dutos não con­se­guem co­e­xistir, sendo os clubes usuá­rios das arenas obri­gados a jogar em ou­tros es­tá­dios para per­mitir que shows acon­teçam nas arenas onde jogam. Ou pior, que jogos im­por­tantes acon­teçam em gra­mados des­truídos pela re­a­li­zação de um show al­guns dias antes da par­tida. Não há know-how, nem tec­no­logia su­fi­ci­ente para operar essas arenas dentro da pró­pria car­tilha que dis­seram ter sido ado­tada. É uma su­cessão de bi­zar­rices.

Talvez haja, sim, um modo de re­verter tudo, e passa ne­ces­sa­ri­a­mente por re­a­de­quar o es­tádio para o pú­blico. Re­cen­te­mente es­tive no show de Paul Mc­Cartney, re­a­li­zado na Arena Fonte Nova. Para que o pú­blico ti­vesse acesso à pista (dentro do campo) a pro­dução adaptou uma es­cada e um ta­blado num es­paço atrás do que seria o gol da La­deira da Fonte, re­mo­vendo as ca­deiras do setor. Uma me­dida in­te­li­gente, que seria con­de­nada com pe­dradas se a gente su­ge­rirsse que fosse feito exa­ta­mente a mesma coisa para for­necer mais es­paço e li­ber­dade de mo­vi­mento para as tor­cidas or­ga­ni­zadas que se lo­ca­lizam exa­ta­mente na­quele setor. Re­mover ca­deiras para fazer es­cada em show é justo, mas para dar mais es­paço e ba­ra­tear os in­gressos em jogos de fu­tebol é po­pu­lismo, de­ma­gogia ou ama­do­rismo. É im­pres­si­o­nante.

Cor­reio da Ci­da­dania: Como re­agir a isso tudo? Ainda en­ga­tinha a crí­tica a tais pro­cessos no Brasil ou po­demos con­si­derar que as pes­soas têm se dado conta do que acon­tece?

Irlan Si­mões: Os tor­ce­dores pre­cisam se ar­ti­cular e se or­ga­nizar ur­gen­te­mente. Tanto pelo “ti­ming” que é esse mo­mento de­ci­sivo para o fu­turo das arenas, di­ante de suas in­vi­a­bi­li­dades fi­nan­ceiras, mu­danças de go­vernos e de­sin­te­resse dos atuais con­sór­cios, como pela su­cessão de acon­te­ci­mentos que ne­ces­si­tavam de um po­si­ci­o­na­mento mais ar­ti­cu­lado entre grupos de tor­ce­dores que se pautem pela de­mo­cra­ti­zação dos clubes e das ar­qui­ban­cadas. Sempre faço a com­pa­ração com o que acon­teceu no PROFUT, em que o Bom Senso FC con­se­guiu atuar de forma a parar a vo­tação da ma­téria no Con­gresso e ar­ti­cular emendas re­la­tivas aos in­te­resses dos jo­ga­dores pro­fis­si­o­nais. Os tor­ce­dores, por sua vez, não ti­veram qual­quer ca­pa­ci­dade de in­ter­venção, afinal es­tamos ainda num pro­cesso muito in­ci­pi­ente de ar­ti­cu­lação. Na ver­dade, acre­dito que mesmo os de­bates pre­cisam ama­du­recer bas­tante, e é um dos ob­je­tivos do livro.

Penso que os tor­ce­dores pre­cisam partir de or­ga­ni­za­ções dentro dos seus clubes, que en­tendam suas con­jun­turas po­lí­ticas in­ternas, en­tendam como atuar para ga­rantir in­gressos e planos de as­so­ci­ação mais ba­ratos, que vejam como ar­ti­cular ou­tros se­tores para con­quistar uma re­forma es­ta­tu­tária que per­mita a de­mo­cra­ti­zação dessas ins­ti­tui­ções, que com­pre­endam a sua tor­cida para propor pro­jetos de es­tá­dios ade­quados aos seus in­te­resses, de forma a ga­rantir o acesso po­pular, de pes­soas com ne­ces­si­dades es­pe­ciais, mu­lheres, idosos, LGBT... Há uma in­fi­ni­dade de ações ne­ces­sá­rias e pos­sí­veis de serem feitas dentro de um único uni­verso clu­bís­tico, e essas ex­pe­ri­ên­cias de­verão aprender umas com as ou­tras e se su­por­tarem. Pouco adi­anta Bahia e Vi­tória avan­çando na sua de­mo­cracia tor­ce­dora, se clubes como Sport, Santa Cruz e Náu­tico não avançam. Pouco adi­anta, num con­texto mais amplo, as con­quistas do Povo do Clube no In­ter­na­ci­onal (mo­vi­mento po­lí­tico in­terno), se ou­tros clubes não contam com mo­vi­mentos equi­va­lentes para tornar o de­bate da de­mo­cra­ti­zação dos clubes e ar­qui­ban­cadas uma ver­da­deira ban­deira de agi­tação dos tor­ce­dores em todo país.

Ex­pe­ri­ên­cias como o Co­le­tivo Fu­tebol, Mídia e De­mo­cracia (FMD), ou o grupo Ar­qui­ban­cada Ampla, Geral e Ir­res­trita (AGIR) são muito im­por­tantes nesses pro­cessos, e não foi à toa que con­videi ambos para par­ti­cipar do lan­ça­mento do “Cli­entes versus Re­beldes”. São ini­ci­a­tivas que podem dar ânimo, au­to­es­tima e sus­ten­tação po­lí­tica e teó­rica para mo­vi­mentos que possam surgir em clubes de todo o país. De minha parte, acre­dito que ainda es­tamos numa fase de ma­tu­ração de tais ex­pe­ri­ên­cias, for­ta­le­ci­mento e ama­du­re­ci­mento dos de­bates, para que fu­tu­ra­mente te­nhamos a ca­pa­ci­dade de cons­truir uma rede, ou um Fórum de tor­ce­dores pela de­mo­cra­ti­zação dos clubes e dos es­tá­dios.

Cor­reio da Ci­da­dania: Você tem ou­tros tra­ba­lhos li­gados à crí­tica do fu­tebol em mente? Vem mais por aí? 

Irlan Si­mões: Acho que não vou parar tão cedo. O fu­tebol é um ob­jeto fan­tás­tico para en­tender a re­a­li­dade. Não é apenas algo que es­colhi es­tudar porque é uma paixão pes­soal. O fu­tebol ex­plica o mundo – bem mais do que aquele livro que afirmou isso, mas fez bem mal feito, que me per­doem os seus ado­ra­dores – no seu pas­sado e no seu tempo atual. É um ele­mento in­dis­pen­sável, in­con­tor­nável para a com­pre­ensão da re­a­li­dade. A cada novo mo­mento his­tó­rico nos en­con­tra­remos di­ante de novos de­sa­fios de in­ter­pretar a re­a­li­dade e es­tudar como o fu­tebol con­tribui para isso de forma muito im­por­tante. Ve­jamos até onde o “Cli­entes versus Re­beldes” po­derá chegar e o que pre­ci­sa­remos apro­fundar dentro de sua con­tri­buição, ou o que pre­ci­sa­remos re­pensar, cor­rigir e ma­turar, de forma di­a­lé­tica, para que ele avance ainda mais, e nós, en­quanto tor­ce­dores, pos­samos avançar nas nossas ba­ta­lhas.

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(*) Ga­briel Brito é jor­na­lista e editor do Cor­reio da Ci­da­dania.

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