A China quer adotar o iPhne




China Mobile, maior operadora de telefonia celular do mundo em número de assinantes, quer adotar o iPhone o mais rápido possível para acelerar o serviço 3G no mercado chinês.
A companhia,  anunciou lucro no primeiro semestre acima das expectativas, apresentou ao presidente da Apple, Steve Jobs, sobre a introdução de umiPhone que adota a tecnologia nacional, TDSCDMA.
O presidente do Conselho da operadora, Wang Jianzhou, não precisou uma data para o lançamento. A China Mobile tem 617 milhões de assinantes.
Apesar de a China ser um mercado de telefonia celular de crescimento massivo, apenas 80 milhões das linhas são 3G.
Até o fim de junho, a China tinha 907 milhões de usuários de telefone celular, mais do que toda a população da Europa.
As três operadoras de telefonia celular da China oferecem muitas vantagens para atrair assinantes, o que tem motivado queda da receita media por usuário.
China Mobile, China Unicom e China Telecom, na tentativa de ter mais usuários de 3G e smartphones, subsidiam aparelhos de Apple, Samsung e HTC diante de contratos de fidelidade de vários anos.
Até agora, a China Unicom é a única que vende iPhones. “Mesmo se a China Mobile conseguir um acordo com a Apple para vender iPhones, isso talvez não se traduza em maiores lucros a curto prazo porque vai criar uma competição mais intensa”, afirmou o presidente do BMI Funds Management, Patrick Shum.
A China Mobile teve uma alta de 6,3% no lucro líquido no primeiro semestre, para 61,3 bilhões de yuan (US$9,6 bilhões), ante previsão de 59,8 bilhões de yaun.

Comentários