Equipe da Band sofre agressão e ofensas racistas de torcedores na Eurocopa
Na última quinta-feira (16/6), a equipe da Band formada pela correspondente Sonia Blota e o cinegrafista Fernando Henrique de Oliveira sofreu agressão física e ofensas racistas por parte de torcedores durante a cobertura da Eurocopa, em Paris.
Segundo relato de Oliveira no Facebook, eles foram atacados por um grupo de torcedores alemães próximo à estação de trens Gare du Nord, antes da partida Polônia e Alemanha. Sonia levou um chute na perna e o cinegrafista um tapa no rosto, seguido da frase: "fora, seus negros".
“Era para ser um momento de alegria, não de ter esse tipo de injustiça, de ser agredido por ser mulher (Sonia) e eu por ser negro”, declarou Fernando Henrique.
O fato foi denunciado à polícia francesa e, embora o cinegrafista tenha registrado imagens do grupo de agressores, a polícia se recusou a intervir no caso.
À IMPRENSA, Sonia comentou o caso. "Está tudo bem. O pior é essa agressão moral".
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) emitiu uma nota de repúdio. A entidade considera "deplorável que jornalistas brasileiros sejam vítimas de ofensas racistas e agressões de qualquer tipo no Brasil ou no exterior".
Para a Abert, é assustador "saber que a polícia francesa, que deveria zelar pela segurança da imprensa e dos torcedores, nada fez; apenas alegou que não houve ferimentos graves".
(Com a ABI/Portal Imprensa)
Comentários