Sábado Resistente faz homenagem a Farid Helou, militante contra a ditadura
Evento gratuito terá mesa redonda com participação de Alfredo Buso, Emilie Helou e José Luiz del Roio
No dia 22 de outubro, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontece às 14h e terá mesa redonda com participação do arquiteto e militante Alfredo Buso, Emilie Helou, filha de Farid, e José Luiz del Roio, um dos fundadores da Ação Libertadora Nacional.
Farid Helou foi jornalista, arquiteto e militante da luta contra a ditadura. Como atuou sempre com muita discrição, sua importância no movimento da resistência é pouco conhecida. No entanto, sua participação política, inicialmente como integrante do Partido Comunista Brasileiro, começou ainda quando estudante nos anos 50.
Em 1961, mudou-se para Cuba para ajudar na reconstrução do país após o processo revolucionário. Trabalhou no Ministério de Economia e Planificação sob o comando de Che Guevara, permancendo até novembro de 1964, quando regressou ao Brasil.
Durante a ditadura civil-militar brasileira, participou da luta como militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) e atuou próximo a Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferrara (Toledo). Foi preso duas vezes em 1969: na primeira vez ficou encarcerado por um mês e, na segunda, por três anos.
PROGRAMAÇÃO
14h – Boas vindas – Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h10 – Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h20 – Mesa Redonda
16h10 – debate
MESA REDONDA
Alfredo Buso é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde ingressou no movimento Liberdade e Luta, militando entre os anos de 1973-79. Fez especialização na Universidade de Oslo (1979) e Mestrado na Universidade de Londres (84). Trabalhou na EMPLASA entre 1977-88. Desde 2009 é Secretário de Planejamento Urbano e Ação Regional da prefeitura de São Bernardo do Campo.
Emilie Helou é a segunda dos quatro filhos de Farid Helou. É formada em medicina pela Universidade de Campinas (Unicamp), especializada em oftalmologia.
José Luiz del Roio é político e ativista-social ítalo-brasileiro. Foi membro do Partido Comunista Brasileiro na década de 1960. Após o Golpe rompeu com o Partido e foi um dos fundadores, junto com Carlos Marighella, da Ação Libertadora Nacional (ALN). Ficou exilado no Peru e no Chile. Com o golpe de Augusto Pinochet, em 1973, exilou-se na Argélia. Foi eleito senador na Itália pelo Partido da Refundação Comunista, em 2006. Atualmente trabalha na Editora Unesp.
SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita
Confirme presença pelo Facebook.
Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Kátia Felipini Neves (11) 3335.4990 | kneves@memorialdaresistenciasp.org.br
Comentários