Intenso fim de semana em Pyongyang de atividades de jovens (Note-se a linguagem especial)
Benito Joaquín Milanés
O preludio dessas ações foi a visita do presidente do Conselho de Estado da República Popular Democrática de Coreia (RPDC), Kim Jong Um, ao Palácio do Sol de Kumsusan, para honrar a seu progenitor Kim Jong Il (1941-2011) e ao líder histórico deste país, Kim Il Sung.
Desde ontem milhares de pessoas percorrem a Exposição Permanente de Kimilsungia e Kimjongilia, localizado ao noroeste de Pyongyang ao lado do hoje totalmente congelado rio Taedong.
Essa mostra possui quase 15 mil metros quadrados e em seus três níveis resguarda e protege com fita-cola nesta data mais de 30 mil flores cosechadas por ao redor de uma centena de organismos, organizações e pessoas individuais nacionais e de coreanos arraigados no estrangeiro, referiu a Imprensa Latina uma das curadoras da mega mostra de floricultura, Kim JI Song.
Outra das atividades desenvolvidas aqui foi o ato nacional em Coreia do Norte de iniciação de milhares de infantes à Organização de Meninos de Coreia, cerimônia que esteve cargo da União da Juventude Kimilsungista-Kimjongilista.
Também foram ascendidos a graus militares um total de 27 oficiais, devido a uma ordem emitida faz algumas horas pelo presidente da Comissão Militar Central do Partido do Trabalho de Coreia (PTC), Kim Jong Um.
Em frente ao monumento à fundação do PTC, o Arco de Triunfo e outras praças e parques capitalinos, rapazs e raparigas continuam neste domingo assistindo a dance-os espontáneos que se produzem ali pese à muito gélida temperatura predominante aqui, que desde faz várias semanas não ultrapassa os zero graus Celcius.
Também não uma nova nevada neste longo inverno coreano que se estende de novembro até abril, impediu o jolgorio juvenil.
Todos os diários da RPDC elogiam as proezas do dirigente Kim Jong Il, e para isso dedicam suas tampas e interiores e este fim de semana,têm mais quantidade de planas e aumentaram o número de suas atiradas.
(Com Prensa Latina)
Comentários