Moscou, a cidade mais congestionada do mundo
Moscou é a cidade mais congestionada do mundo, de acordo com um estudo realizado pelo instituto INRIX, que produz anualmente o relatório Global Traffic Scorecard, um mapa dos locais mais suscetíveis a engarrafamentos.
Segundo a pesquisa, a capital russa é a pior no quesito engarrafamento, seguida por Istambul´(Turquia), Bogotá (Colômbia), Cidade do México (México) e São Paulo (Brasil).
Em termos de tempo gasto no trânsito, porém, a líder no ranking Bogotá, onde os habitantes passam 272 horas anuais no trânsito, seguida de Roma, com 254 horas. A capital italiana fica, porém, em 10° lugar na extensão de seus congestionamentos.
No ano passado, os moscovitas dirigiram 210 horas, ou seja, 53 a mais do que Istambul. A capital turca é seguida por Bogotá, na Colômbia, com 272 horas; Cidade do México, no México, com 218 horas, e São Paulo, no Brasil, com 154 horas.
Solução russa
Enquanto os carros motorizados foram considerados um item de luxo na União Soviética até 1982 - apenas cinco por cento dos moscovitas podia comprar um -, em 1977, dezoito por cento das pessoas tinha carros, e, no ano 2000, sua proporção chegou a trinta por cento.
Hoje, o tráfego em Moscou tornou-se quase incontrolável, com longas filas que se formam, invariavelmente, todos os dias na hora do rush.
A única maneira de evitar engarrafamentos é o metrô, pontual e eficiente – além de uma das maiores malhas do mundo. O serviço de aluguel de bicicletas também é muito útil – mas apenas durante o verão.
(Com Russia Beyond)
Comentários