O Festival da Primavera é celebrado no primeiro dia de janeiro do calendário lunar chinês. Trata-se da maior e mais animada festa tradicional dos chineses. Seu nome se origina do fato de a data ser comemorada, precisamente, entre o final do inverno e o começo da primavera.
Os chineses cultuam muitos rituais em relação à festa. A partir de 23 de dezembro no calendário chinês, a população dá início aos preparativos. Durante esse período, é preciso fazer uma limpeza geral na casa, comprar mercadorias para a festa, pendurar nas paredes as pinturas de Ano Novo e os dísticos da primavera e, nas janelas, papéis recortados. Também é costume preparar o nian´gao (pastel feito com arroz glutinoso) e outras comidas típicas da ocasião, com o fim de despedir-se do ano velho e acolher o novo.
Na véspera do Festival da Primavera, todos os membros da família se reúnem para um jantar farto e batem papo até a madrugada, como que "velando o novo ano". Quando o sino toca à meia-noite, os chineses têm de comer os jiaozi (raviólis). No passado, o período entre as 23 horas e a uma hora era chamado de "zi". O instante da virada, às 24 horas em ponto, era o momento de o ano velho dar lugar ao novo ("geng sui", em chinês). A palavra jiaozi tem quase a mesma pronúncia de "jiao" e "zi", em português "encontrar" e "hora", respectivamente. O costume de comer raviólis à meia noite é descrito em chinês como "geng sui jiao zi" (substituição do ano pelas horas de "zizheng"). Por isso é que a comida da virada do ano chama-se jiaozi.
No primeiro dia do novo ano, os chineses costumam visitar os parentes e amigos e se cumprimentar mutuamente pela data. Fazer visitas é um dos mais importantes programas durante o Festival da Primavera.
Soltar bombinhas e fogos de artifício é a atividade favorita das crianças no período da festa. Segundo uma lenda chinesa, queimar fogos pode afugentar os demônios. Os chineses entenderam a orientação ao pé da letra e, às vésperas do Ano Novo, não se ouve outra coisa na China senão os estampidos dos fogos de artifício, o que acrescenta ainda mais fervor à festa.
Durante o Festival da Primavera, uma multidão é atraída pelas tradicionais feiras de templos, palcos de espetáculos magníficos, como as danças do leão e do dragão, e de todo tipo de objetos artesanais e iguarias.
Embora os costumes tenham mudado muito nos últimos anos, o Festival da Primavera continua sendo a mais importante celebração de todos os chineses, estejam eles no país ou no exterior. Já as bombinhas, os fogos de artifício e os raviólis se mantêm no topo dos elementos imprescindíveis à festa. (Com a Rádio China Internacional)
Comentários