Um espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos, som "sotaque" britânico
Londres, pela terceira vez em sua história, abriu os Jogos Olímpicos. O show durou três horas, durante as quais a plateia teve tempo para se familiarizar com a história britânica, sorrir com humor britânico tradicional, e, claro, ver o desfile de atletas olímpicos.
Segundo dados preliminares, o show foi visto por cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
Por uma hora e meia a arena principal das futuras batalhas desportivas se transformou em um grande palco, onde atores, músicos e voluntários contaram ao mundo a história emocionante de formação da Grã-Bretanha. E neste espetáculo os espectadores viram não apenas notas históricas, mas também o inconfundível humor britânico demonstrado por Mr. Bean, e visitaram o mundo mágico dos contos de fadas com Peter Pen, Mary Poppins e Harry Potter.
Houve muitos segredos em torno da direção da cerimônia de abertura. E apesar de nela participarem mais de mil pessoas, os organizadores conseguiram manter a intriga do cenário quase até o último minuto. O mérito nisto é creditado ao vencedor do Oscar, realizador Danny Boyle.
Após a colorida perspectiva histórica que terminou com espetaculares fogos de artifício em forma dos cinco anéis olímpicos, sobre o estádio, aos sons do tema de James Bond, surgiu um helicóptero do qual desceram dois paraquedistas vestidos como a Rainha Isabel II e o agente 007 James Bond. A própria rainha, naquele momento, apareceu nas bancas, acompanhada pelo marido. Aos sons do hino God Save the Queen ( Deus Salve a Rainha ), cantado por um coro infantil, foi hasteada a bandeira da Grã-Bretanha.
O desfile dos atletas foi precedido por um pequeno esboço, dedicado à memória dos que morreram em todas as guerras do mundo. Após ele, na pista do Estádio Olímpico apareceu a equipe da Grécia, que tradicionalmente abriu os jogos. Eeles foram seguidos por seleções de outros 204 países.
A equipe russa foi pela primeira vez encabeçada por uma mulher – a vencedora de torneios Grand Slam, Maria Sharapova. Depois do desfile dos participantes, que foi encerrado pelos atletas da Grã-Bretanha, o chefe do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, dirigiu suas palavras aos esportistas. Ele agradeceu os organizadores e cedeu o direito de anunciar a abertura dos Jogos de 2012 à rainha Isabel II.
Os XXX Jogos Olímpicos de verão serão realizados em Londres de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Nele participarão mais de 10.500 atletas de 205 países, que vão competir por 302 conjuntos de medalhas em 37 esportes. A equipe russa inclui 804 pessoas e participará em competições em 34 dos 37 esportes olímpicos de verão. (Com a Voz da Rússia/EPA/Ria Novosti/Divulgação)
Comentários