Novo presidente chinês entrevistado pela imprensa internacional

                                                                 


O recém-eleito presidente chinês, Xi Jinping, iniciará, nesta semana, sua primeira visita ao exterior depois de tomar posse. O giro de Xi abrange a Rússia, Tanzânia, África do Sul e Congo. Além disso, o novo presidente vai participar do 5º encontro entre líderes dos países do Brics.

Numa coletiva de imprensa realizada dia 19, Xi recebeu os jornalistas e ressaltou na ocasião que a China vai promover firmemente a paz e o desenvolvimento do mundo.

Ao responder às perguntas apresentadas pelo jornal brasileiro, Valor Econômico, Xi Jinping disse que o Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento que firmou a parceria estratégica com a China e na atualidade, as relações bilaterais estão na melhor fase histórica. Segundo Xi, as cooperações econômicas e comerciais constituem a base do relacionamento entre a China e o Brasil.

A China já é o maior parceiro comercial do Brasil, e o Brasil, o 10º maior da China. O país asiático está disposto a explorar, junto com o Brasil, os potenciais de complementaridade econômica existente entre duas nações. Xi revelou também que vai se encontrar com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, durante o 5º encontro entre líderes dos países do Brics. Ele disse esperar que possa trocar opiniões com Dilma sobre as relações bilaterais.

A Rússia será a primeira parada do novo presidente chinês nesta viagem. O fato, segundo Xi Jinping, reflete a importância da Rússia para a China.

"A Rússia é um importante parceiro estratégico da China, e vice-versa. As relações bilaterais ocupam um lugar de prioridade na diplomacia de ambos. As duas nações devem consolidar a confiança política e aumentar o apoio mútuo considerando-se às principais preocupações de cada um, além de ampliar as cooperações pragmáticas e estreitar a colaboração nos assuntos regionais e internacionais."

Quanto às cooperações sino-africanas, Xi Jinping disse que as duas partes possuem amplos interesses comuns.

"Gostaria de citar aqui que as cooperações com a África são de diferentes modos. A China presta atenção ao desenvolvimento da amizade com todos os países africanos, seja grande, seja pequeno, seja rico, seja pobre, seja forte, seja fraco. A China trata de todos eles com igualdade e quer promover colaborações de benefícios mútuos com eles."

Xi Jinping falou também sobre o relacionamento entre a China e o mundo.

"A China já fez ao mundo, em várias ocasiões, a promessa de persistir firmemente no caminho do desenvolvimento pacífico. O país jamais procurará a hegemonia nem a expansão. Nós queremos um intercâmbio de igualdade entre diferentes nações para construir um mundo harmonioso, de paz duradoura e prosperidade comum.".(Com a Rádio Internacional da China)

Comentários