29.º FESTROIA - UM MUNDO DE EMOÇÕES

                                                              

Histórias de amor, cinema belga, talentos reconhecidos internacionalmente... isto e muito mais pode ser encontrado na programação da 29.ª edição do Festroia, que inclui 174 filmes provenientes de 43 países, de 7 a 16  de junho em Setúbal, Portugal.

Sendo o ano da Bélgica, esta mostra inclui 30 filmes (21 longos e 9 curtos), todos produzidos nos últimos 10 anos, à exceção de "Daens" ("A oposição"), datado de 1992 e que era presença obrigatória nesta homenagem por ter sido nomeado para os Óscares e nos contar a história verídica de um Padre (Daens) que lutou ao lado do povo contra a opressão e pela liberdade.

O filme tem a participação de Jan Decleir, o homenageado com o Golfinho de Ouro de Carreira, que estará presente no Festroia para receber o galardão na Cerimónia de Abertura.

A secção temática Filmes de Amor traz muitas paixões ao Festival, com a apresentação de 14 longas-metragens europeias sobre amores, desamores e outros sentimentos. Com abraços, tangos, afetos proibidos entre gays, heterossexuais ou até irmãos, fica a promessa de muita emoção e bastantes lágrimas.

Em competição estarão 47 filmes divididos pela Secção Oficial, as Primeiras Obras e O Homem e a Natureza. Com uma seleção fortíssima na Secção Oficial, o festival apresenta películas de realizadores incontornáveis, como o finlandês Mika Kaurismäki, o holandês Jos Stelling, o sérvio Srdan Golubovic ou o islandês Baltasar Kormákur.

Como é habitual, os mais novos não foram esquecidos, havendo sessões infantis (3 aos 6 anos) com 9 curtas-metragens vindas da Estónia, bem como 4 longas-metragens para os jovens dos 10 aos 16 anos.

Comentários