"AUDIÊNCIA PÚBLICA CMBH - GANDARELA, TURISMO E EMPREENDORISMO" em Águas do Gandarela

                                                         
                                                                                                                Hoje em Dia

CONVITE

O Movimento pela Criação do  Parque Nacional do Gandarela convida a todos a participar da Audiência Publica na segunda, dia 10/06/2013  , às 13:30h, no Plenário Helvécio Arantes, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Esta Audiência Pública possui a finalidade de discutir sobre a criação do Parque da região do Gandarela e o fomento do turismo e do empreendedorismo viabilizadas pelo Parque Nacional.

Uma Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento  Econômico, Transporte e Sistema Viário, para discutir a criação do Parque Nacional Águas da Serra do Gandarela, localizada no Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

Dia 16/05/2013 ocorreu AUDIÊNCIA PÚBLICA CMBH - GANDARELA SUA IMPORTÂNCIA HÍDRICA E POTENCIALIDADES ECONÔMICAS, porém devido ao tempo e complexidade do assunto foi discutida somente a questão hídrica, o vereador  Joel Moreira Filho participou da audiência e propôs uma nova audiência tratando do desenvolvimento econômico e turístico proporcionado pela criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

O Movimento Gandarela irá apresentar os resultados de estudos técnicos que avaliaram a criação de uma Unidade de Conservação Federal na região, a partir da relevância do patrimônio hídrico e das potencialidades econômicas locais..

A Serra do Gandarela representa uma área de corredor ecológico e tem inquestionável riqueza hídrica, paleontológica, arqueológica e também de flora e fauna.

A "Proposta de Criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela"  do ICMBio-MMA nasceu da iniciativa de proteção um santuário natural, localizado a cerca de 40 km de Belo Horizonte, na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA SUL RMBH).

Situa-se entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, e abrange parte dos municípios de Raposos, Caeté, Ouro Preto, Santa Bárbara, Rio Acima, Barão de Cocais, Nova Lima e Itabirito.

A ferramenta de consulta pública abre a possibilidade de uma ampla discussão sobre diversos temas na área ambiental, permitindo que você participe e contribua na construção da Criação do Parque. Por meio da consulta publica o processo é democrático e transparente para a sociedade.

O Parque Gandarela também é grande oportunidade de lazer, educação ambiental e  geração de empregos para toda população da GRANDE BELO HORIZONTE e cidades em torno – através de empreendimentos sustentáveis no ramos de serviços e turismo – mas sofre grande perigo com liberação da Licença ambiental da Mina Apolo da Vale S.A.  para exploração de minério de ferro no coração do parque – no qual irá destruir imenso patrimônio ambiental e prejudicar o desenvolvimento das atividades turísticas do futuro parque.

Comentários