Portal Imprensa publica:Corte do "Jornal da Cultura" na Rede Minas gera críticas e possibilidade de conflito político
Divulgação |
Mudança da Rede Minas desagradou apresentador e comentaristas da TV Cultura, William Correa
Desde a última quinta-feira (09/04), o "Jornal da Cultura", da TV Cultura, de São Paulo, deixou de ser transmitido em municípios de Minas Gerais. A Rede Minas fazia a retransmissão do programa desde fevereiro do ano passado mudou de estratégia e gerou polêmica com a decisão.
De acordo com o UOL Política, no lugar do "Jornal da Cultura" será exibido "Repórter Brasil", telejornal gerado pela estatal EBC (Empresa Brasil de Comunicação), controlada pelo governo federal.
O presidente da Rede Minas, Israel do Vale, afirma que a decisão foi técnica e tem relação com a falta de intercâmbio de conteúdos entre as emissoras. No entanto, a mudança foi criticada por integrantes do "Jornal da Cultura", que atribuem a mudança à disputa política entre PSDB e PT.
"Será que pelo fato do governo de Minas ser legitimamente governado por um político do PT?", disse Sérgio Fausto, que é comentarista do telejornal, sobre a TV Cultura estar em São Paulo, estado governado pelo PSDB.
Vale rebateu as críticas, dizendo que a mudança ocorreu por questões técnicas. "A TV Brasil sempre foi mais permeável a conteúdos de outros estados. São raros os dias em que ela não leva ao ar nacionalmente uma ou mais reportagens produzidas pela Rede Minas. O Jornal da Cultura, de seu lado, é essencialmente paulistano". (Com o Portal Imprensa)
Comentários