Oposição Sindical do SJPMG

                                            
              "Diretoria encaminha proposta 
              salarial rebaixada para os jornalistas

Sem nenhum empenho para mobilizar a categoria, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais retorna da mesa de negociações com uma proposta rebaixada, que implicam em perdas salariais para os trabalhadores da notícia. Assim como aconteceu na negociação dos jornalistas de Rádio e TV, a diretoria se mostra ansiosa em aceitar as migalhas oferecidas pelos patrões.

O reajuste definido com o patronato de forma parcelada (4% retroativos a abril, 3% a partir de outubro e 1,42% em janeiro de 2016) não corresponde a uma recomposição integral das perdas salariais para a inflação registrada pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) para abril.

De acordo com essa proposta, de abril a setembro, a categoria terá uma perda salarial de 4,42%. E se consideramos o período que vai de outubro a dezembro, os jornalistas terão mais uma perda de 1,42% sobre o salário.

Com esses índices, o reajuste retroativo para os jornalistas que trabalham cinco horas será de R$ 593,83, e para aqueles que cumprem uma jornada de sete horas será R$ 1.131,35. Ou seja, 53% abaixo do que do valor real caso o reajuste salarial fosse pago integralmente pelo INPC de 8,42%. Isso é um absurdo!

Esse é o efeito de uma diretoria sindical que imobiliza a categoria e que sequer apresenta de forma clara aos jornalistas números que representam perdas salariais para os trabalhadores da notícia. Chega de exploração, não podemos aceitar uma proposta salarial rebaixada. Aumento real já!

Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas - Belo Horizonte, 17 de setembro de 2015"

Comentários