Sapatos com GPS podem ajudar na localização de idosos com Alzheimer perdidos
A boa ideia foi da empresa japonesa Wish Hills, que criou os sapatos chamados “GPS Dokodemo Shoes” especialmente planejados para ajudar na localização de idosos com Alzheimer que que têm o hábito de perambular.
Quando o idoso vai para a rua sozinho, é muito comum que ele esqueça onde mora e não consiga voltar para a casa sem ajuda de terceiros. Com o localizador instalado no interior de um dos pés do sapato, o familiar poderá ver a localização do idoso através de dispositivos instalados em smartphones e computadores, após inserir um número de identificação do terminal e sua senha.
A ideia surgiu para tentar amenizar o número de casos de pessoas com Alzheimer que ficam perdidas, afirma o porta voz da empresa. “Escolhemos os sapatos porque sabemos que geralmente os doentes de Alzheimer não usam celulares nem relógios, mas sempre saem usando calçados. Por isso decidimos instalar neles esse sistema de localização”.
O dispositivo funciona da seguinte forma: sempre que o idoso se distanciar mais de 50 ou 100 metros de sua residência (a distância é ajustada em cada aparelho para atender às necessidades de cada família), é enviada uma notificação para o familiar. Além disso, o sistema também permite que o familiar veja a localização do usuário em um mapa, facilitando sua procura.
Por hora, o produto só é encontrado no Japão, ainda sem perspectivas para se expandir para outros países. “No futuro nos interessaria abrir em outros mercados nos quais a população envelhecerá rapidamente nos próximos anos”, afirma a empresa.
No Japão os sapatos estão sendo vendidos por 35 mil ienes, algo em torno de mil reais e já tem ajudado muitos cuidadores e familiares. Outras estratégias dos médicos e especialistas para diminuir o avanço da doença você encontra na plataforma de ensino do Alzheimer360. Conheça e fique por dentro dos mais inovadores tratamentos!
(Com Alzheimer 360)
Comentários