Campeão Brasileiro de Karatê disputa em BH, próximo dia 10
Gabriel Melo, 20 anos, campeão brasileiro pela CBK(Confederação Brasileira de Karatê), estará presente na disputa, da 21 ª Copa BH de Karatê, dia 10 de dezembro, no Clube Belo Horizonte. Consagrado campeão regional em dezenas de disputas, na categoria Kumitê, Gabriel detém o título de Campeão Mineiro, credenciando-o a integrar a Seleção Mineira de karatê.
O atleta Sub 21 caminha para a categoria Senior Especial, com mais cobrança, mais dedicação e também realização.
O campeão, nascido em Belo Horizonte vive hoje com a família em Piumhi. Começou a carreira aos 12 anos de idade, sob a influência do pai Antônio Melo, das artes marciais e não parou desde então.Hoje, estudante de Educação Física, acumula medalhas que contam sua trajetória em lutas por todo o Brasil que em nada lembram o garoto franzino que se encantava com filmes de Bruce Lee, Jack Chan e queria ser herói.
“O lugar melhor do mundo é o tatame”, conta Gabriel Melo que treina, no mínimo, três horas diárias, de segunda a sábado, abrindo mão de muita diversão comum aos meninos de sua idade em razão da dedicação ao Karatê. “O esporte é uma realização. Sinto-me completo em uma luta. E quero seguir carreira no Karatê”. A prova de que sonhos podem se realizar será a participação no 2º campeonato Sudamericano de Karatê (Hayashi-há shitoryu kai), em 2018, na Argentina.
Acumulando vitórias Gabriel Melo investe em treinamento e saúde física e mental. “Minha carreira é um estilo de vida. É durante as lutas que me realizo, sinto prazer e alegria na competição e pratico a máxima de que se o treinamento foi o céu a luta será o inferno, mas se o treinamento for o inferno a competição será o céu”
O faixa roxa de hoje quer mostrar ao mundo do que é capaz . E a humildade é sua companheira ao ponto de afirmar que o fato de nunca ter perdido uma luta (só duas por kiken),não fazem dele um campeão automático. “Meu espelho hoje é Douglas Brouse, bi campeão mundial e um lutador imbatível. Todos somos campeões só no dia, no momento da luta”.
O futuro abre-se para Gabriel Melo. “Quero alcançar meus objetivos dentro do karatê. De tudo que eu conseguir vou querer sempre mais. O grande foco é chegar às olimpíadas em 2020, em Tókio. É um hanking onde quero estar.
“Toda luta é ganha antes de entrar no tatame. Nossa velocidade é que nos garante a vitória. Temos que fluir como água, não pensar. É assim que faço. E não raro luto através do erro do meu adversário. Espero o momento certo. Tenho que estar fortalecido psicologicamente. Karatê não é uma luta de força física, mas de técnica e velocidade”, comenta, serenamente, Gabriel Melo que já lutou com faixas superiores à sua e saiu vitorioso. “Eu estava fortalecido psicologicamente”.
Gabriel Melo tem fome de vitória e para ele o céu é o tatame. “Mas o melhor do céu é vencer”.
Comentários