De peito aberto Flávio Anselmo revela o melhor do futebol
MISTÃO DO CRUZEIRO CUMPRE TABELA CONTRA O DRAGÃO
Só quem acredita em Papai Noel, em Mula-sem-Cabeça, em promessa de político e nas verdades de alguns cartolas, ou então a macróbia senhora do casarão da Boca do Mato, em Taubaté, Tia Zulmira, personagem do imortal Stanislaw Ponte Preta pra ridicularizar a redentora de 31 de março, pode imaginar que os deuses do futebol protegerão o América-TO na tarde de amanhã. As bolas que seus atacantes chutarem no excelente Fábio irão parar no fundo das redes.
Os chutes e os passes dos azuis serão desviados rumo ao nada. Final do confronto na Arena do Jacaré, Dragão 9, classificada, Raposa 0.
Os torcedores celestes sentarão nos paralelepípedos da avenida do entorno da Arena, estonteados, e chorarão lágrimas de amendoim. Posto que tais histórias sejam meras ficções, a realidade nos convoca. Cruzeiro está na final e neste sábado apenas cumpre tabela,
Ou seja, obriga o TO gastar o pouco de dinheiro que ganhou na partida que levou de 8 a 1, em casa. Houvesse bom-senso nos regulamentos, seria que nem na Copa do Brasil. Jogo de volta eliminado.
A diferença entre Atlético x América, no placar agregado, é que a história diz tratar-se de dois times grandes. Um clássico. Já foi o maior de Minas, quando o Palestra, ou Cruzeiro, se arrastava pelo Barro Preto afora.
Mas a mesma história registra que há anos o Coelho não derrota o Galo por uma diferença de três gols. É o que precisa fazer.
Verdade que ambos têm negado fogo no atual momento deles. Contudo, os alvinegros de Dorival Júnior mostraram na primeira partida que estão mais fortes.
A audiência pública no Senado Federal foi marcada, também, pela divergência entre Clube dos 13 e Rede Globo, e a posição neutra da CBF e do Cade sobre a questão dos contratos de venda de direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
O presidente do C13, Fábio Koff, voltou a afirmar que seguiu as determinações do Cade na montagem do processo de licitação, e agora se vê desamparado pelos órgãos reguladores. "Acreditei que estava no caminho certo, seguindo a lei, e o Clube dos 13 ficou no pincel sem escada. Agi como o Cade determinou”.
Pressionado, o presidente do Cade Fernando Furlan afirmou que o órgão não deve regular o mercado, apenas fiscalizar para que as regras de concorrência sejam respeitadas:
"O Cade não é agente regulador, não tem competência para criar normas reguladoras e fiscalizar os cumprimentos dessas normas. Temos que fiscalizar o mercado, para ver se ele está dentro das regras de concorrência”.
A CBF se isentou de qualquer participação no processo de venda dos direitos e na elaboração dos contratos e afirmou apenas organizar o Campeonato Brasileiro. Afirmou o cartola Ricardo Teixeira: "a gente mexe com a organização do campeonato, e sobre esse assunto não temos diretamente nenhuma responsabilidade".
AVALIZO as contratações do América, até agora: o goleiro Neneca, ídolo em Santo André; o beque Anderson, experiente com passagens em grandes times, inclusive no Cruzeiro em 2009.
Tem ainda o Amaral, que estava no futebol japonês (não é aquele velho Amaral), o volante Glauber, da Lusa, bom volante e o garoto Thiago, do São Paulo, lateral esquerdo. Vão melhorar as opções de Mauro Fernandes no Brasileiro.
Juninho Pernambucano foi recebido no Vasco com status de eterno ídolo aos 38 anos. Prometeu não fazer contrato longo e ganhar apenas um salário mínimo. Disse que veio por amor à torcida e por apreço a Roberto Dinamite. Me engana, que gosto!
Enquanto empurra o Santos rumo à decisão paulista e na Libertadores o craque Ganso discute sua saída da Vila Belmiro. O presidente do Peixe sonha em mantê-lo e Ganso sonha em jogar na Itália.
Seus agentes leiloam o meia na Europa. Primeiro se reuniram com o Milan e ouviram as propostas. Depois, atravessaram a rua de Roma e foram ouvir a Internazionale. Querem mais.
Esperam, ainda, uma proposta do Real Madrid e do Manchester United. Ganso descarta o futebol inglês, mas vê com bons olhos formar dupla com Cristiano Ronaldo ou jogar no Barcelona de Lionel Messi.
Até eu que sou mais bobo, gostaria!.
FALCÃO GARCIA, atacante do FC do Porto, artilheiro da Liga Europa com 15 gols, foi decisivo contra o Villareal, na goleada por 5 a 1. Marcou quatro gols em jogo das semifinais do segundo torneio em importância na Europa. Agora, o time português pode perder por três gols de diferença que estará na final a ser disputada em Dublin, na Irlanda.
O FLUMINENSE superou os vexatórios apagões no Engenhão, o mais moderno estádio do Brasil, atualmente, para bater o Libertad, do Paraguai, por 3 a 1. O primeiro atrasou a partida em mais de uma hora. O segundo veio no começo do segundo tempo.
O Tricolor carioca pode perder por um gol de diferença no jogo da volta para ficar com a vaga. Os gols do Tricolor carioca foram de Rafael Moura, Marquinho e Conca. Gamarra marcou para a equipe paraguaia.
O INTERNACIONAL TAMBÉM fez o papel dele. Apesar de não ter rendido em alto nível nesta empatou em 1 a 1 com o Peñarol em Montevidéu. O treinador Falcão gostou e diz que a classificação sairá na Beira Rio no jogo de volta.
Flávio Anselmo
Acesse meu blog
www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com
(Imagem: Paulo Henrique Ganso/Google/Divulgação)
Comentários