Candidatos republicanos medem forças no pátio traseiro de Obama
Os aspirantes à candidatura republicana para as eleições de novembro medem forças hoje no estado de Illinois, considerado o pátio traseiro do presidente Barack Obama.
Nas eleições desta jornada, participam o ex-governandor de Massachussets Mitt Romney, o ex-senador Rick Santorum, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e o legislador do Texas Ron Paul, mas a maioria das análises coincide em que a disputa se centrará nos dois primeiros.
Enquanto cresce a disputa entre Romney (moderado) e Santorum (conservador), importantes estrategas republicanos como Karl Rove, proeminente conselheiro no governo de George W. Bush, estimam que a demora na disputa pela candidatura se está convertendo em um peso para os republicanos.
Illinois é considerado um feudo dos moderados, no entanto uma recente pesquisa do Chicago Tribune e WGN-TV mostrou que Romney leva uma vantagem sobre o ex-senador Rick Santorum de apenas quatro pontos percentuais, cifra dentro da margem de erro da pesquisa.
Há vários dias Romney leva a cabo enormes atividades para convencer os votantes de que ele é a melhor opção para derrotar o mandatário em novembro, mas segundo alguns republicanos, não consegue convencer.
Jim Edgar, ex-governador republicano do estado, opina que não desperta entusiasmo entre os votantes, algo que arrasta há vários meses, apesar de encabeçar a lista com a maioria dos delegados para a Convenção Nacional.
No entanto, poderia favorecê-lo o fato de que o estado enfrenta sérios problemas com sua economia, a taxa de desemprego ali é de 9,4%, superior à média nacional, entre outros problemas que podem repercutir nos votantes, se estes considerarem a experiência do aspirante nos negócios como ponto a seu favor para a gestão da economia do país.
Desde outra perspectiva, a chegada do Tea Party mudou a dinâmica dos republicanos neste estado, opinou Jon Zahm, o diretor da campanha de Santorum no território, o qual pode supor um auge da tendência conservadora.
Contra Santorum está um tecnicismo eleitoral, porque enquanto o estado dispõe de 54 delegados em jogo, ele é o único que competirá por apenas 44 deles, por problemas de organização de sua campanha.
Segundo o jornal digital Politico, Illinois continua em jogo, com Santorum aparentemente logo atrás de Romney e os partidários locais do ex-governador de Massachussets nervosos pelos possíveis resultados.
Robert Michel, ex-líder da Câmara baixa pelo Partido Republicano, reconheceu que Romney fracassou até o momento em gerar o entusiasmo suficiente para dar um nocaute convincente a Santorum no chamado Estado do Prado.
Comentários