O uso de câmeras ocultas é o tema de hoje no Observatório da Imprensa, às 22h na TV Brasil

Dezenas de denúncias relevantes só vieram à tona por conta do uso desses equipamentos

O uso de câmeras ocultas em reportagens já suscitou diversos debates quanto ao seu valor ético. Na Espanha, recentemente, o Tribunal Constitucional deliberou que o uso dessa prática é ilegítimo.
Mas e aqui no Brasil? Nos últimos anos foram dezenas de denúncias relevantes que só vieram à tona por conta do uso desses equipamentos pelos jornalistas. O caso mais recente foi veiculado no programa Fantástico, do último dia 18, quando ficou claro como é fácil para empresas mal intencionadas fraudarem concorrências e roubarem dinheiro público, neste caso, da Saúde.
Será que podemos abrir mão deste recurso? Como regular seu uso? Não seria o caso de criar ]Um código de conduta para evitar seu uso abusivo?
Para debater estas questões,  o Observatório da Imprensa de terça-feira (27), às 22h, recebe no estúdio o diretor Claudio Tognolli, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI);  o articulista Luiz Garcia (O Globo) e o jornalista Caio Tulio, consultor de mídia digital e autor do livro Ética, Jornalismo e Nova Mídia – Uma Moral Provisória. O programa ainda ouviu a opinião do deputado Federal Miro Teixeira (PDT/RJ); do professor de Ética e Filosofia Renato Janine Ribeiro (USP).
Apresentação: Alberto Dines
Horário: 22h

Comentários