COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE PÕE A NU A ESTRUTURA DA REPRESSÃO .QUEM QUISER PODERÁ ACOMPANHAR A REUNIÃO PELA INTERNET
Autor de Diálogos na Sombra, o brasilianista Kenneth Serbin (foto) depõe pela manhã à Comissão paulista
Na próxima sexta-feira, 20/09, às 14h, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" e a Comissão Nacional da Verdade (CNV) realizarão audiência pública conjunta sobre a estrutura e o funcionamento da repressão política montada pela Ditadura (1964-1985).
O Terrorismo de Estado, construído como uma ampla rede de órgãos das Forças Armadas, com bases e estrutura dos serviços de informações instalados nos ministérios, universidades e empresas estatais e privadas, fazia o controle da sociedade, detectava possíveis oposicionistas à ditadura e, com base nessa rede de informação, efetuava as prisões dos ditos "subversivos", que culminavam em torturas e assassinatos.
Toda a cadeia de comando, desde o ditador de plantão até o escalão mais baixo, tinha conhecimento e participação efetiva nas prisões, torturas, assassinatos e desaparecimentos de militantes políticos. Integrante da CNV, Rosa Cardoso participa da audiência conjunta das comissões estadual e nacional.
DIÁLOGOS NA SOMBRA – Também no dia 20, às 10h, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" recebe, às 10h o brasilianista Kenneth Serbin. Nascido nos EUA, Serbin é historiador e escritor, professor da Universidade de San Diego e autor do livro "Diálogos na sombra - Bispos e Militares, Tortura e Justiça Social na Ditadura", que trata das relações entre a Igreja Católica e a ditadura militar brasileira, tema do seu depoimento.
Serbin estará no Brasil para participar do Congresso Mundial sobre Doença de Huntington e, gentilmente, organizou sua agenda de forma a também contribuir com a Comissão Estadual da Verdade.
TRANSMISSÃO AO VIVO PELA INTERNET – Ambas as audiências serão transmitidas ao vivo na internet, pois todas as atividades realizadas na Assembleia Legislativa de São Paulo têm esse tipo de transmissão. Acesse o link e escolha no caixinha acima da tela o nome do Auditório onde ela está sendo realizada.
SERVIÇO
Audiência conjunta sobre estrutura da repressão
20/09, sexta-feira, 14hAuditório Teotônio Vilela, 1º andar, Alesp
Av. Pedro Álvares Cabral, 201- Ibirapuera
Depoimento de Kenneth Serbin
20/09, sexta-feira, 10h
Auditório Teotônio Vilela, 1º andar, Alesp
Av. Pedro Álvares Cabral, 201- Ibirapuera
Mais Informações: 55 11 3886-6227 / 3886-6228
Comentários