Vila dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi abre as portas aos atletas

                                                               
                       

Abriu as portas quinta-feira (30), a vila dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, no sul da Rússia. O espaço vai oferecer serviços de hospedagem e alimentação a mais de seis mil atletas.

A 22ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno vai começar no dia 7 de fevereiro. Cerca de três mil atletas provenientes de 90 países e regiões vão participar das 15 modalidades em competição. Ao todo serão atribuídas 98 medalhas de ouro.
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O valor total de contratos de patrocinadores, fornecedores e licenciados de cerca de um bilhão e meio de dólares. Este é um recorde absoluto não só para Jogos Olímpicos de Inverno, mas também de Verão.

Além de dez corporações globais – parceiras tradicionais do Comitê Olímpico Internacional, os organizadores dos Jogos em Sochi conseguiram assinar contratos de marketing com oito parceiros nacionais. Para efeito de comparação, os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres tiveram sete patrocinadores nacionais.

O Comitê Organizador de Sochi 2014 tem três parceiros de marketing, 31 fornecedor e 46 licenciados – empresas que pagam direitos de licença ao comitê organizador por venderem lembranças com os símbolos dos Jogos. Espera-se que serão vendidas mais de cinco milhões de lembranças, e que os pagamentos de direitos ao Comitê Organizador ultrapassarão os 30 milhões de dólares.

Obviamente, os contratos de publicidade não cobrirão todos os custos de preparação para os Jogos Olímpicos, mas podem render um lucro substancial, nota o especialista em marketing Andrei Mamontov:
“Os Jogos Olímpicos sempre foram um empreendimento não rentável, mas desde a década de 1990 os Jogos Olímpicos começaram a render um lucro bastante grande. Em muito, justamente graças a contratos de patrocínio. Em princípio, durante todos os últimos anos, as receitas das Olimpíadas têm aumentado. É bem possível que os Jogos Olímpicos da Rússia estabelecerão um novo recorde em renda também.”
                                               
O valor total dos contratos de marketing dos Jogos em Sochi será de quase um bilhão e meio de dólares. Até agora, apenas os Jogos de Verão em Pequim conseguiram uma receita semelhante.
Mas comparar a renda de Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno é incorreto. Nos Jogos de Verão participam mais atletas, por isso eles reúnem um maior número de telespectadores e, por consequente, atraem mais patrocinadores. Por isso, o fato de que Sochi conseguiu alcançar Pequim é uma grande vitória dos organizadores. 

Afinal, eles conseguiram atrair grandes empresas ainda na fase de preparação para a Olimpíada, diz o diretor do departamento de análise da United Traders, Mikhail Krylov:
“O interesse de patrocinadores nos Jogos em Sochi tem a mesma explicação que os seus investimentos durante a fase de preparação – é um desejo sincero de promover o desenvolvimento do esporte russo.”
Os próprios parceiros argumentam que o mais importante para eles na parceria olímpica é a questão da sua imagem, e não de lucros comerciais. Bem como uma oportunidade de apresentar seus produtos e marcas aos convidados dos Jogos Olímpicos de todo o mundo. No Parque Olímpico de Sochi surgirão pavilhões dos parceiros nacionais dos Jogos.
A participação no movimento olímpico é uma questão de reputação da empresa, que é muito mais importante do que o retorno, nota o especialista em marketing Andrei Mamontov:
“Muitas empresas estão ansiosas por patrocinar e muitas patrocinam os Jogos Olímpicos por muito tempo não porque elas obtêm algum grande efeito, mas porque estão tentando acumular esse efeito em vários anos e décadas e, assim, serem associadas pelos consumidores com o evento mais interessante e de grande escala, que são os Jogos Olímpicos.”

Espera-se que Sochi estabelecerá um recorde também em contratos de publicidade em transmissões televisivas. Assim, uma das maiores empresas norte-americanas, a NBC, já assinou contratos de publicidade no valor de 800 milhões de dólares, batendo o recorde mundial anterior dos Jogos de Inverno.

Especialistas acreditam que esse número ainda vai aumentar. Afinal, a Olimpíada é um dos principais eventos televisivos do mundo. Os espectadores de todo o mundo assistem às batalhas que se desenrolam na tela. Qualquer emissora está disposta a pagar grandes somas de dinheiro pelo direito de transmitir os Jogos. E o tempo de publicidade durante a transmissão torna-se de verdade ouro. (Com a Voz da Rússia/Rádio China Internacional)

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