Manifestantes tentam intimidar jornalista
A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas repudia a tentativa de intimidação do jornalista Renato Rios Neto, da Rádio Itatiaia, hostilizado durante a manifestação ocorrida na Praça da Estação, em Belo Horizonte, no dia 18 deste mês.
As tentativas de intimidação de jornalistas durante manifestações têm ocorrido de forma frequente desde 2013 e, em última instância, mais do que a insatisfação contra os veículos de comunicação expressam a falta de um conteúdo classistas desses atos, já que os jornalistas somos trabalhadores.
É preciso ter claro, que, em sua esmagadora maioria, os jornalistas somos impedidos de exercer nossa profissão de forma crítica, problematizando e aprofundando os debates sobre as contradições da sociedade, trabalhando em condições precárias e sob a constante ameaça do desemprego.
Hoje, para fazer frente a todo tipo de abuso ao qual estão submetidos os trabalhadores da notícia, é preciso lutar pela valorização profissional e avançar na consolidação de uma política de segurança para a categoria, incluindo a luta pelo reconhecimento da profissão como atividade risco, o resgate da aposentadoria especial e o adicional de periculosidade. Jornalista é trabalhador!
Belo Horizonte, 21 de março de 2016
Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas
Comentários