Novo líder no Vietnã


O Bureau Político do Partido Comunista do Vietnã (PCV) elegeu hoje Nguyen Phu Trong como seu novo secretário-geral para o flamante décimo primeiro mandato. Licenciado em literatura e membro do Comitê Central do PCV desde 1994, Trong presidia a Assembleia Nacional do Vietnã desde junho de 2006 e agora substitui no cargo Nong Duc Manh.
A eleição deste doutor em ciências políticas formado na Rússia era um segredo guardado a sete chaves. O no vo líder, em suas palavras iniciais, ratificou seu compromisso com o atual processo de transição ao socialismo.
Trong nasceu no dia 14 de abril de 1944 em Hanoi, ingressou no Partido em 1968 e teve uma ativa trajetória como teórico desde a revista "O Comunista", antes de se converter em quadro profissional.
Entre 2000 e 2006 foi primeiro secretário do PCV em Hanoi, em 2002 foi eleito deputado para a IX Legislatura do Parlamento e em junho de 2006 passou a presidir a Assembleia Nacional.
Considerado uma das quatro figuras mais importantes do governo vietnamita, Trong representou o Vietnã, no ano passado, na Cúpula do G-20, celebrada no Canadá, onde sustentou reuniões com os líderes das maiores economias do mundo.
Seu antecessor, Nong Duc Manh, passou ao retiro regulamentar depois de dirigir o PCV durante dois mandatos consecutivos, pois a idade limite para ingressar ao Bureau Político é de 67 anos.
O plenário ovacionou o líder que deixou o cargo, cujas contribuições ao processo de renovação, industrialização nacional e construção do socialismo foram emotivamente ressaltadas por Trong. (Com a Prensa Latina)

Comentários