CONTRA BELO MONTE



Manifesto contra Belo Monte
16.02.2011
Pravda.ru

Painel de Especialistas repudia concessão de licença parcial de instalação e autorizações para Belo Monte

Na última sexta-feira, (4/2), o painel de especialistas que há dois anos tem produzido análises criteriosas sobre o processo de licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte, a ser construída na Volta Grande do Rio Xingu, no Pará, veio a público manifestar-se contra a licença parcial de instalação e as autorizações para supressão de vegetação e abertura de picada para construir o canteiro de obras, concedidas pelo Ibama.
O painel de epecialistas, que se constituiu em 2009, e é formado por pesquisadores, professores universitários e estudantes de pós-graduação, divulgou nota na qual alerta a opinião pública e autoridades governamentais para os riscos e consequências que a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte representa e "apela aos cientistas brasileiros e do mundo a adotar posição crítica e vigilante, a direcionar seus estudos para produzir evidências sobre o desastre econômico, social e ambiental anunciado, a compartilhar do esforço de publicizar resultados de pesquisas sobre as questões técnico-científicas e políticas do projeto".
Movimentos sociais convocam manifestação contra Belo Monte
O protesto contra a usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) realizou-se diante do Congresso Nacional, terça-feira (8/2), a partir das 9h. Depois do ato, lideranças entregaram à Presidência da República uma lista de reivindicações e as petições que foram assinadas por mais de 500 mil pessoas.
O ato foi convocado por instituições e movimentos sociais que atuam na região e pretende sensibilizar deputados e senadores. Estava prevista a participação de indígenas, ribeirinhos, atingidos e ameaçados por barragens.
Movimento Xingu Vivo para Sempre - MXVPS
Conselho Indigenista Missionário - Cimi

Comentários