Xi Jinging presta homenagem a Mao Tsé-tung em simpósio promovido pelo Comitê Central do Partido Comunista da China
Xi Jinping prestou homenagem ao líder comunista Mao Tsé-tung |
O Partido Comunista da China (PCCh) sempre levantará a bandeira de Mao em busca da modernização da nação, disse Xi em um simpósio celebrado pelo Comitê Central dessa organização, no qual afirmou que o falecido líder foi uma grande figura na luta contra a opressão.
Ele mudou as feições da nação e conduziu o povo chinês a um novo destino, disse ainda o secretário geral do PCCh depois de recomendar uma visão histórica correta para valorizar esta figura. "Os líderes revolucionários não são deuses, mas seres humanos", sublinhou.
O também presidente da Comissão Militar Central expressou que "não se pode reverenciá-los como deuses ou negar às pessoas que pessoas reconheçam e corrijam os erros destas figuras apenas porque são grandiosas. Da mesma forma, não se pode repudiá-los ou apagá-los da história por seus erros".
No julgamento do dirigente chinês, o sucesso em circunstâncias históricas favoráveis não deve ser atribuído a indivíduos, como também não lhes deve ser atribuída a culpa pelos reveses em situações adversas. Também não podem ser usadas as condições atuais e o atual nível de desenvolvimento e entendimento "para julgar os nossos predecessores".
Não podemos esperar que nossos predecessores fizessem coisas que só poderiam ser levadas a cabo por seus sucessores, acrescentou Xi, que exortou a utilizar a "alma viva" de Mao através da busca da verdade dos fatos, da promoção de uma campanha de vínculo com as massas e de independência.
O mandatário comentou que não é fácil encontrar um caminho correto e que essa via é a que decide o destino da nação, enquanto assegurou que o socialismo com características chinesas não cai simplesmente do céu, senão do esforço e o sacrifício do Partido Comunista e do povo.
Em sua intervenção neste encontro em homenagem a Mao Tsé-Tung, Xi reafirmou que a chave para a modernização da China está no PCCh e se comprometeu com tratar com severidade "os males que prejudicam a natureza e a pureza do Partido, e acabar com qualquer tumor maligno na saúde de seus organismos".
Ao simpósio presidido por Liu Yunshan, assistiram o premier Li Kegiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Wang Qishan e Zhang Gaoli, todos integrantes do Comitê Permanente do Bureau Político do PCCh junto com Xi Jinping.
Nascido em 26 de dezembro de 1893, Mao Tsé-Tung morreu o 9 de setembro de 1976. (Com a PL/Diário do Povo, de Beijing)
Comentários