Nilmário Miranda depõe em vídeo ante a Comissão Nacional da Verdade

                                                                      
Deputado federal Nilmário Miranda deporá amanhã na CNV, como ex-preso político
Comissão Nacional da Verdade convoca delegado para depor em audiência em SP

Além do delegado aposentado Aparecido Laertes Calandra, vítimas de tortura prestarão depoimento na audiência

A Comissão Nacional da Verdade convocou o delegado aposentado da Polícia Civil de São Paulo, Aparecido Laertes Calandra, para depor em audiência pública na próxima quinta-feira (12 de dezembro), em São Paulo.

Policial civil, Calandra foi requisitado para trabalhar nas equipes de interrogatório do Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), do II Exército, em São Paulo, onde atuou entre 1972 e 1976. Segundo vítimas da repressão e testemunhas, Calandra utilizava o apelido de Capitão Ubirajara e é acusado de tortura e mortes no Doi-Codi de São Paulo, o maior centro de repressão política brasileira.

Além de Calandra, a CNV colherá na audiência testemunhos de ex-presos políticos na audiência: Maria Amélia Teles, Darci Miyaki, o vereador Gilberto Natalini, Sérgio Gomes e Pedro Rocha. Serão ainda exibidos em vídeo os testemunhos de Arthur Scavone e do deputado federal Nilmário Miranda.

Todas as vítimas e testemunhas, em depoimentos anteriores, apontaram que Calandra, sob o codinome de Capitão Ubirajara, comandou torturas e outras violações de direitos humanos durante o período em que esteve no Doi-Codi.
Segundo os testemunhos, Calandra estaria envolvido diretamente na tortura e desaparecimento de Hiroaki Torigoe e na tortura e morte de Carlos Nicolau Danielli.

A audiência será transmitida ao vivo na internet pela CNV em www.twitcasting.tv/CNV_Brasil

O acesso do público ao local do evento é permitido, mas sujeito a lotação do auditório. A imprensa deverá se credenciar para cobrir o evento pelo e-mail comunicacao@cnv.presidencia.gov.br
SERVIÇO

O quê: Audiência Pública para tomada de depoimento de Aparecido Laertes Calandra e de vítimas da repressão no Doi-Codi em São Paulo

Quando: 12 de dezembro de 2013, quinta-feira, a partir das 9h

Local: Auditório do Banco do Brasil, em São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, 2163, 17º andar, São Paulo – SP (prédio do Banco do Brasil, na esquina com a rua Augusta)

Transmissão ao vivo: www.twitcasting.tv/CNV_Brasil

Comentários