Theresa May assume cargo de premiê do Reino Unido
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, entregou quarta-feira (13) sua renúncia à rainha Elizabeth II. Em seguida, Theresa May assumiu oficialmente o cargo de premiê do Reino Unido e nomeou os membros do núcleo do novo Gabinete. Ela se torna a segunda mulher premiê do país após Margaret Thatcher, que deixou o posto há 26 anos.
Logo depois do encontro com a rainha, Theresa May fez um discurso em frente ao número 10 da Downing Street, residência oficial do premiê britânico. Ela prometeu lutar contra a injustiça social no país e responder positivamente aos desafios causados pela saída da União Europeia (UE).
No mesmo dia, May designou importantes ministros do Gabinete. O ex-ministro das Relações Exteriores, Philip John, foi nomeado como o ministro do Tesouro britânico. Boris Johnson, um dos líderes políticos que apoiou a saída do Reino Unido da UE, se tornou o novo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Amber Rudd foi apontada como ministra dos Assuntos Interiores. O ministro da Defesa, Michael Fallon, permaneceu no cargo. Além disso, May também nomeou o deputado conservador David Davis como ministro encarregado do "Brexit", cargo responsável pelas negociações quanto à saída do Reino Unido da UE.
(Com a Rádio Internacional da China)
Comentários