27° Encontro Nacional de Mulheres da Argentina


                                                         
Entre os dias 6 e 8 de outubro, cerca de 25 mil mulheres se reunirão em Posadas, na província de Misiones, para o 27° Encontro Nacional de Mulheres da Argentina. Durante esses três dias, as participantes discutirão sobre questões sociais, culturais e políticas a partir da perspectiva de gênero.

As interessadas em participar do Encontro devem acessar a página do evento e preencher a ficha de inscrição. A ideia é reunir mulheres de todo o país e de vários setores da sociedade para trocar experiências e debater sobre questões políticas, econômicas, culturais e sociais tendo como foco a luta contra a opressão e a desigualdade de gênero.

Ao todo, são 55 oficinas sobre temáticas diversas, mas relacionadas às mulheres, tais como: 26 anos de Encontros Nacionais de Mulheres; identidade; feminismo; sexualidade; lesbianismo; direito sexual e reprodutivo; estratégias para o aborto seguro, legal e gratuito; HIV/Aids; violência sexual; tráfico de pessoas; exploração sexual; desemprego; organizações sindicais; direitos humanos; meio ambiente; entre outras.

"Nas oficinas deixamos de ser ‘a mulher’ para convertermos em mulheres que padecemos a dupla opressão que se faz a nosso gênero e vivemos na realidade de nosso país uma realidade que nos afeta particularmente como mulheres, uma realidade que queremos mudar partindo das concordâncias que temos e respeitando nossas diferenças; assim temos conseguido acordar medidas coordenadas de luta por nossas reivindicações”, destaca o sítio eletrônico do Encontro.

O evento é divido em três dias: o primeiro é dedicado à abertura do Encontro, inscrições nas oficinas e início das atividades; no dia seguinte, as participantes continuam as discussões, definem as principais conclusões dos debates, e participam de atividades culturais; o terceiro e último dia é dedicado à plenária de encerramento com leitura das conclusões das oficinas e eleição da cidade que sediará o próximo Encontro.

O início


O primeiro Encontro Nacional de Mulheres da Argentina ocorreu em 1986 em Buenos Aires com a participação de cerca de 600 mulheres de várias regiões do país com o objetivo de discutir os problemas das mulheres na Argentina. Com o passar dos anos, o evento cresceu e se consolidou, reunindo milhares de mulheres de todo o país.

"Através de anos de encontros podemos realizar conjuntamente uma longa luta por nossas reivindicações e ir avançando em diferentes planos, incluindo legislações como: pátria potestade dividida, lei de quantidade e cota alimentícia, exclusão do lar a agressores, confecção de lista de pais descumpridores de pensão alimentícia, sanção ao violador sexual, lei contra a violência familiar, lei da saúde sexual e reprodutiva, leis de proteção integral da mulher durante o parto, medida de sanção da lei de infanticídio e, pela primeira vez, entra no congresso da nação o debate sobre a lei pelo aborto legal, seguro e gratuito, ainda que não se tenha tratado”, lembra a Comissão Organizadora do evento.

Para mais informações, acesse: http://27encuentronacionaldemujeresposadas.wordpress.com/ (Com a Adital)

Comentários