Agricultores encontram vala com restos mortais de soldados da Guerra do Vietnã
Corpos de 300 mil combatentes norte-vietnamitas continuam desaparecidos
WikiCommons
Enterro de restos mortais de soldados não-identificados vítimas da guerra do Vietnã encontrados em vala próximas a Hue
Enquanto coletavam sucatas em uma plantação de borracha na província de Dong Nai, agricultores vietnamitas encontraram uma vala com restos mortais de pelo menos 20 soldados comunistas mortos durante a Guerra do Vietnã. As informações são da agência internacional Associated Press.
A descoberta foi anunciada terça-feira (25/09) pelo oficial Nguyen Van Phat. De acordo com suas informações, os corpos ainda não foram identificados pelas autoridades do país. Apesar disso, o governo vietnamita supõe que esses soldados teriam sido mortos durante um ataque ao aeroporto em 1969, informou Phat.
O militar acrescentou que também existiam 17 pares de sandálias e 23 redes no local.
Mais de três décadas depois do fim da guerra, o paradeiro dos restos mortais de cerca de 300 mil soldados norte-vietnamitas permanece desconhecido. Pelo menos 3 milhões de vietnamitas e 58 mil norte-americanos morreram durante o conflito, que terminou em 1973 com a vitória dos comunistas do Vietnã do Norte.
No início do mês de junho, o governo do Vietnã permitiu aos Estados Unidos realizarem escavações em três novos locais em busca de restos de soldados norte-americanos.
Marcas da guerra
A guerra contra os EUA deixou, no entanto, outras marcas e consequências para a sociedade vietnamita, que ainda sofre com as bombas químicas jogadas pelos norte-americanos em seu território.
Segundo estimativas da Cruz Vermelha, a saúde de pelo menos três milhões de vietnamitas foi afetada em decorrência da exposição à substância do Agente Laranja, que continua presente na cadeia alimentar do país. O elemento tóxico permanece infectando rios, plantas e animais do Vietnã.(Com Opera Mundi)
Comentários