Greve paralisa Atenas mais uma vez
Mais de 50 mil pessoas participam hoje nas mobilizações de Atenas e Salónica, na jornada de greve geral que vive o país. Mais de 50 pessoas teriam sido já detidas pelas forças repressivas.
O transporte, nomeadamente os aviões e os comboios, está paralisado, tal como o comércio, e dezenas de milhares concentraram-se às portas do parlamento na primeira greve geral dirigida contra o atual governo neoliberal.
Já houve confrontos entre polícias e manifestantes na praça Syntagma, com recurso a gases lacrimogéneos por parte das forças repressivas e aos cocktails molotov por alguns manifestantes. Entre as palavras de ordem mais ovidas: "Não nos submetemos à troika" e "UE e FMI fora", em referência o novo pacote de austeridade negociado pelo governo de concentração que preside Antonis Samaras e os negociadores internacionais. "SOS-salvem o país, mas sobretudo o seu povo", é o lema do protesto na capital, impresso em centenas de cartazes sindicais espalhados por Atenas.
Estudantes, operários, funcionários públicos, famílias... a adesão à jornada, terceira greve geral do ano convocada pelas principais centrais sindicais gregas, é massiva.(Com o Diário Liberdade)
Comentários