Brasil de Fato não deixa por menos:"Ano novo,obra velha: Viaduto Santa Tereza segue sem completa reforma em BH
Lateral do Viaduto Santa Tereza, centro da capital mineira | Foto: Rafaella Dotta
Conclusão da reforma pode acontecer até junho; movimentos decidiram retomar a realização de eventos no local
12/01/2016
Raíssa Lopes
De Belo Horizonte (MG)
Entra ano, e a obra não sai no Viaduto Santa Tereza, que liga o centro de Belo Horizonte aos bairros de Santa Tereza e Floresta, região leste da capital. Prevista para o segundo semestre de 2014, a construção do Circuito de Esportes e recuperação estrutural ainda não tem data definida, apenas a previsão de que deverá ocorrer até junho de 2016.
A estimativa é da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que também comunicou que já foram realizadas as reformas dos sanitários, piso, quadra de basquete, drenagem, obstáculos para pista de skate, arquibancada e calçada. A execução da rede elétrica e iluminação se encontram em andamento, assim como outros reparos importantes.
Segundo o órgão, ainda serão iniciadas a recuperação do pavimento do asfalto e também do concreto no tabuleiro do viaduto, área que pertence à Vale. “Será feita assim que houver a liberação da empresa”, afirmou a Sudecap por nota.
Pedro Valentim, do Viaduto Ocupado - movimento que desde o início exigiu transparência do poder público e participação popular na gestão do espaço -, declarou que com a demora do projeto, a comissão antes criada para acompanhar o desenvolvimento das obras se dissipou.
“Essa comissão foi reivindicada em fevereiro de 2014 e oficializada somente em agosto do mesmo ano.
Foi tudo tão devagar que decidimos abandoná-la, ocupar o viaduto como a gente sempre ocupou. Se a obra estava a passos lentos antes disso, ficou mais ainda depois”, constata Valentim, que também é integrante do coletivo Família de Rua, organizador do Duelo de MCs.
No momento, a reforma está custeada em quase R$ 5 milhões, contabilizando R$ 4.700.948,85. (Com o Brasil de Fato)
Comentários