Cuba solidária, afirma Raúl Castro


Pronunciamento do presidente de Cuba, Raúl Castro Ruz na Cúpula de Países da América Latina e Caribe, realizada na Bahia:

"Distintos presidentes dos países-membros e associados do Mercosul;
Distintos presidentes e convidados:
Agradeço o convite para participar desta Cúpula do Mercosul. Em primeiro lugar, cumpro a encomenda de Fidel Castro de transmitir-lhes sua saudação. Ele participou antes, na cúpula realizada em 2006, na Argentina. Em nome de Cuba, reitero a amizade e solidariedade de um povo irmão.
Com justificado otimismo, acompanhamos de perto o meritório empenho das nações do sul do continente, a favor de sua integração, complementação econômica e defesa de seu espaço regional.
Sabemos que o propósito exige esforços. Existem no caminho obstáculos nada desprezíveis, entre os quais, os efeitos de uma ordem econômica injusta e egoísta, que favorece os países desenvolvidos e os interesses das grandes corporações multinacionais. A crise financeira e econômica atual é sua manifestação mais grave e fidedigna.
A decisão de integração na América Latina esbarra também com as reconhecidas desigualdades nos níveis de desenvolvimento, com a insuficiente infra-estrutura, com as grandes injustiças sociais e com as imensas disparidades de rendas.
Congratulamos os membros do Mercosul por seu compromisso a favor duma região integrada, e vemos com satisfação a prioridade dada aos programas sociais e de infra-estrutura, a complementação econômica e produtiva e redução das assimetrias.
Daqui a umas horas, vamos participar de um esforço unitário ainda maior e relevante. A Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento, a primeira a reunir todas as nações ao sul do Rio Bravo, oferece a oportunidade de propor os dois propósitos com uma dimensão própria, conforme nossas preocupações e interesses comuns.
O Mercosul, a ALBA, a Caricom e os demais agrupamentos de integração dispõem de uma experiência e autoridade merecidas. Servem de base e referência para tudo aquilo que possamos construir, depois desta Cúpula, se contamos com a decisão de continuar avançando e não nos limitamos simplesmente ao fato de reunirmo-nos.
Cuba reafirma sua disposição solidária e irmandade irrestrita para trabalhar, com vocês, em favor da união das nações que José Martí definiu como Nossa América.
Muito obrigado, presidente Lula."

Comentários