Representação no CONEDH



Não é uma prestação de contas de nossa presença no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, como representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. É preciso que se registre, contudo, o nosso trabalho em prol da manutenção dos jornalistas naquela instância de defesa dos direitos humanos. Não só porque, historicamente, os jornalistas sempre estiveram à frente ou formando lado a lado com as entidades, partidos, órgãos da sociedade civil em todas as trincheiras que se fizeram necessárias em prol das lutas pela liberdade, pela independência, contra a ditadura. Além do mais, somos , ao mesmo tempo, defensores e vítimas. Haja vista o número de companheiros presos, torturados e mortos durante a ditadura militar. Sem se falar nos numerosos jornalistas que foram perseguidos, perderam seus empregos, foram e são vítimas de assédios moral e sexual (as companheiras jornalistas que o digam) em todos os setores de trabalho: redações, rádios,tvs, assessorias de imprensa etc.
Portanto, nada mais justo que a representação do Sindicato seja mantida no CONEDH. mercê de alguma luta, algumas argumentações impressas e apoios conseguidos no dia em que se votava o novo estatuto constitutivo do CONEDH, conseguimos fazer com que nossa tese fosse aprovada. É digno de registro a posição firme do representante da PUCMinas ao nosso lado.
A comissão encarregada da elaboração do documento final levado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social acatou as sugestões do CONEDH, notadamente a manutenção de nossa representação.
Era pensamento da Secretaria abrir a representação a mais órgãos da sociedade civil. Não somos contra. Mas só queremos que a nossa represenação seja efetivamente garantida, ao lado de outras como a da Arquidiocese de BH, a da OAB, a das Polícias Civil e Militar, etc. Neste sentido, a presidente do CONEDH, a médica Emely Vieira Salazar, representante da Arquidiocese, está fazendo contatos com a Secretaria para que seja mantido o que foi aprovado na reunião específica do Conselho. (Imagem: uma das reuniões do CONEDH)

Comentários