Homenagens a Guevara


O Partido Comunista Brasileiro promove dia 8, véspera de seu XIV Congresso Nacional, no Rio de Janeiro, homenagens ao líder revolucionário Ernesto Che Guevara. O ato é a propósito da passagem do 42.o aniversário de sua morte. Ernesto Guevara de la Serna nasceu em maio de 1928 em Rosario, na Argentina, morreu e Higuera. na Bolívia,e 8 de outubro de 1967, na Bolívia.

CRONOLOGIA
1928
Nasce no dia 14 de maio, Ernesto "Che" Guevara de La Serna, na cidade de Rosário, Argentina. Filho de Ernesto Guevara Lynch e Célia de La Serna.
1930
Surge, pela primeira vez, a crise de asma de "Ernestito". O menino é levado a Buenos Aires para fazer o seu primeiro tratamento da asma que o acompanhou durante toda sua vida.
1945
Termina os estudos secundários e muda-se para Buenos Aires. Matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, onde se sobressai como um bom estudante. Interessa-se por pesquisas, tanto em medicina como em política.
1946
Começa a trabalhar na Direção Municipal de Vias Públicas.
1947
Durante um passeio de cerca de 4.700 km de bicicleta visitando o interior argentino, escreve seus primeiros pensamentos políticos.
1953
Conclui o doutorado em medicina, especializando-se em doenças alérgicas, e muda-se para a Guatemala. Após um golpe militar, organizado pelos EUA., Che é obrigado a sair do país com risco de vida, pois apoiava o antigo regime de Jacobo Arbénz. Muda-se para o México, onde conhece Hilda Galdea Acosta, que se torna sua companheira e com quem teve uma filha.
1955
Encontra-se pela primeira vez no México, com Fidel Castro e decide participar do movimento revolucionário de Cuba que visa derrubar o governo do presidente Batista.
1957
No dia 25 de novembro, Che parte no iate Granma para invadir Cuba, juntamente com Fidel (futuro dirigente do país) e dezenas de revolucionários. Che é o médico do grupo.
1959
O movimento revolucionário é vitorioso. Che percorre triunfalmente as ruas de Havana, sendo considerado o grande guerrilheiro do movimento.
1960
Assume vários e importantes cargos públicos em Cuba.
1961
Vem ao Brasil pela segunda vez, e é condecorado com a Ordem do Cruzeiro do Sul pelo então presidente Jânio Quadros.
1964
Discursa na ONU, em 11 de dezembro. Parte para África e entra em contato com movimentos de libertação africanos.
1965
Desaparece da vida pública e renuncia a todas as suas responsabilidades no governo e partido cubano.
1966
Na segunda semana de setembro, Guevara chega a La Paz, Bolívia, com documentos falsos para participar do movimento revolucionário da Bolívia.
1967
Che Guevara no dia 9 de outubro de 1967, é assassinado no povoado boliviano de Higueras, aos 39 anos de idade por boinas verdes bolivianos, exército treinado e armado pelos norte-americanos. Che morreu como queria, lutando por um ideal que considerava justo.
1997
Depois de quase 30 anos após a morte de Che, seu restos mortais foram descobertos em uma vala comum na cidade de Vallegrande por antropólogos argentinos e cubanos. (Com o Google)

À propósito, o filme Diários de Motocleta, dirigido por Walter Salles,comtempla melhor a passagem de Che Guevara pela América Latina. O mesmo pode-se dizer dos filmes Che, o argentino e do norte-americano Steven Soderbergh.

Comentários