O papa Francisco manda mensagem aos trabalhadores rurais no seu dia, hoje, 25/07/2020



                                                                       

"Roma, 25 de julho de 2020  

 

Queridos irmãos e irmãs!

Em nome do Papa Francisco e também em meu, queremos manifestar a nossa alegria pelo gesto bonito de distribuição de alimentos que as famílias da Reforma Agrária no Brasil estão realizando nestes tempos da Covid-19. Esta pandemia traz muita dor e sofrimento em todo o mundo, sobretudo às pessoas mais pobres e excluídas. Partilhar os produtos da terra para ajudar as famílias necessitadas das periferias das cidades é um sinal do Reino de Deus que gera solidariedade e comunhão fraterna.

Quando Jesus viu as multidões famintas encheu-se de compaixão e multiplicou os pães para saciar a fome do povo. Todos se alimentaram e ainda houve sobras (Mc 6,34-44). A partilha produz vida, cria laços fraternos, transforma a sociedade. Desejamos que este gesto de vocês se multiplique e anime outras pessoas e grupos a fazerem o mesmo, pois “Deus ama a quem dá com alegria” (2 Cor 9,7).

Pedimos a Deus Pai que derrame sua bênção sobre os produtos que vocês estão partilhando e que Ele abençoe também a todas as famílias que doaram e aquelas que vão receber os alimentos. E que o Espírito Santo vos proteja do vírus da Covid-19, vos dê coragem e esperança neste tempo de isolamento social! E neste dia dos agricultores, que o nosso Bom Deus proteja e abençoe todas as famílias que trabalham na terra e lutam pela partilha da terra e pelo cuidado de nossa casa comum!

 Cardeal Michael Czerny S.J."

Comentários

Nos anos 70 a gente era muito ligada ao homem do campo, apesar de ser de região de mineração e criado em meio às lutas dos mineiros de Nova Lima. Então todo dia 25 de julho a gente ia para Esmeraldas, onde a Fetaemg festejada o Dia do Trabalhador Rural com desfile pelas principais ruas, com carros de bois, almoços típicos, reuniões festivas no Sindicato dos trabalhadores rurais etc.À parte não faltavam manifestações em favor da reforma agrária, que até hoje é mera apiração...