Sindicato dos Jornalistas do RS comemora 78 anos buscando fortalecer a base com novas iniciativas

                                             


                

Hoje, 23, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Sindjors comemora 78 anos de existência, em meio ao enfrentamento da Covid-19, de uma grave crise econômica, agravamento da situação política, alto índice de desemprego e a exigência de um novo exercício sindical.


O mercado gaúcho do jornalismo perde espaços significativos. Grupos demitem jornalistas, por enxugamento ou falta de alinhamento político. Há alguns anos a categoria não tem aumento real de salário. Com o desemprego, diminui o número de profissionais sindicalizados e isso enfraquece a força de negociação dos sindicatos em geral. A luta é exigente, tem que ser persistente e corajosa. Os desafios são muitos. Apesar do cenário desolador, ainda há o que comemorar, como os direitos conquistados, ao longo destes 78 anos, e que a entidade vem conseguindo manter, com muita determinação e dedicação.


Neste ano, o principal desafio foi tentar proteger e garantir, ao máximo, o emprego. Negociações com os sindicatos patronais foram feitas e assinadas convenções coletivas de trabalho, diante das medidas provisórias do Governo Federal. O Sindicato reconhece que é preciso fazer mais. A cada nova semana, o Sindjors tem recebido novos sindicalizados, que entendem a necessidade de união para que a força de reivindicação seja forte. A urgente meta é intensificar a sindicalização entre os jovens jornalistas, faixa etária ainda distante da entidade e, também, ampliar o processo de interiorização para estreitar o diálogo com a categoria.


Por todas estas razões, às 19 horas do dia 23, quarta-feira, o Sindjors promove o Sarau de Ideias, de forma online, para marcar mais um aniversário com significativa resistência e ouvir os profissionais, principalmente, aqueles que atuam no Interior do estado. A região Sul, especialmente Rio Grande e Pelotas, é a anfitriã virtual deste encontro de ideias, opiniões, bate-papo e música.


O evento acontecerá via plataforma GoogleMeet e será transmitido, em tempo real, na página do sindicato, no Facebook (facebook.com/sindicato.jornalistas). Assim, todos terão a oportunidade de participar, por meio de mensagens no chat.


Além do evento online, integram as comemorações de aniversário, as eleições para Delegadas/os sindicais e regionais do Sindjors 2020, que se realizam, também, virtualmente, na quarta-feira, dia 23, das 8 às 20 horas. Para esta votação, o/a jornalista não precisa ser sindicalizado/a.


Fonte: Carla Seabra/Imprensa Sindjors

Comentários

Estivemos em contato com os companheiros gaúchos no Congresso Nacional de Jornalistas em 1968, em Porto Alegre. Éramos 14 delegados do Sindicato de Minas, então presidido por Virgílio Veado.A volta ao aeroporto da Pampulha foi meio trágico, com fogo numa das turbinas do avião...O Salomão Borges, então vice-presidente e pai dos cantores Borges (Márcio, Lô, Marilton etc) sempre comentava o incidente quando nos encontrávamos em sua casa, em Santa Tereza...Nunca ví tantos terços surgindo em mãos de jornalistas...