Rafael Aquino mostra na Rede Minas "Contagem do Tempo!" nesta sexta, às 11 da noite

 

                                                                    


Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é conhecida pelo parque industrial. Entretanto, a cidade abriga belos lugares, pessoas, arte e cultura. Grande parte dessa riqueza é revelada na série documental “Contagem do Tempo”, de Rafael Aquino. Dividido em sete episódios, a obra é exibida na íntegra, pela primeira vez na TV, na Faixa de Cinema, da Rede Minas, nesta sexta (09).

Idealizada pela Associação Move Cultura, que realiza projetos culturais e sociais, “Contagem do Tempo” nasceu do olhar afetivo sobre a cidade. O diretor Rafael Aquino, um dos fundadores da associação e também cientista social, fala sobre o patrimônio e as belezas do município.

 “Quisemos mostrar a importância desse bem”, diz. A percepção de Aquino sobre o lugar é um dos diferenciais da série, já que os avós do diretor foram alguns dos primeiros moradores do tradicional bairro Eldorado, onde sua família cresceu.

As histórias e os lugares que aparecem na série convidam o público a conhecer Contagem através de perspectivas diferentes. Além da tradicional Comunidade Quilombola Arturos, a produção mostra lugares como o Parque Fernão Dias, uma das maiores áreas verdes urbanas da RMBH, e a Casa dos Cacos, patrimônio municipal que foi equiparada à Capela de Ossos, em Portugal, e as criações do espanhol Galdí. Curiosidades é que não faltam na obra, que ainda revela sobre a antiga lagoa do bairro Eldorado, que contava até com um trampolim destinado ao lazer da população.

                                                                                        


Além de historiadores e pesquisadores, a série deu voz para os moradores de Contagem. Em cada episódio, o próprio povo pôde visitar as memórias e narrar o passado com um olhar único, reforçando assim o sentimento de pertencimento ao espaço. 

“Eu me lembro, ainda criança, quando Contagem não tinha quase nada, que a gente reunia o pessoal, as crianças e as senhoras para ir limpar a igreja, capinar em volta dela, para que pudéssemos fazer os nossos desfiles”, contou o conhecido morador Zé Bengala sobre a antiga Capela do Rosário, construída pelos Arturos e demolida na década de 1970. 

O funcionário do parque Fernão Dias, Horácio Barros, também lembra as histórias do local, que chegou a receber três mil pessoas em um fim de semana. “Apesar de sempre estar cheio, não acontecia problema”, diz.

“Contagem no Tempo” vai ao ar, nesta sexta (09), às 23h, pela Rede Minas. O público também pode conferir a série, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

(Com  Tatiana Coutinho/Move Cultura)

tatiana.oliveira@redeminas.mg.gov.br


Comentários