JABOTICATUBAS É DESTINO DO PROGRAMA MINAS DA GENTE, DA REDE MINAS, NESTE SÁBADO (29)

                                 


Jaboticatubas está a pouco mais de 60 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Mesmo tão próxima de uma metrópole, a cidade guarda características do interior. O município está localizado na Serra do Espinhaço, única cordilheira do Brasil considerada como reserva da biosfera pela Unesco. 

O território compreende grande parte do Parque Nacional da Serra do Cipó, o que faz do local um destino muito procurado por turistas. O Minas da Gente, da Rede Minas, foi até o município e mostra as comunidades de São José da Serra e do quilombo do Mato do Tição neste sábado (29).

O turismo é uma das principais atividades econômicas da cidade e o distrito de São José da Serra contribui para esse número. Cercada por belezas naturais como lagoa e cachoeiras, o vilarejo mantém uma de suas maiores riquezas: os seus moradores e o modo de vida. A equipe da Rede Minas conversou com alguns que trazem, no discurso, tradições e saberes conservados no tempo. 

No programa, o público vai conhecer algumas dessas personalidades locais, como Marinalva Pereira (foto), que tem uma pousada, mas divide seu tempo produzindo de licores, uma herança de família, e fazendo as receitas com plantas medicinais que lhe valeram a fama de “bruxa”. O comerciante Bruno Marques, que tem um bar sob a sombra de uma mangueira, conta sobre a iniciativa da comunidade que criou uma associação dedicada à bioconstrução. 

As folias de reis e outras tradições não ficam de fora do bate-papo, que é apresentado por José Leocádio dos Santos. Ele fala sobre as manifestações religiosas e culturais e conta histórias divertidas do povo da roça.

Em Jaboticatubas, também está o quilombo Mato do Tição, onde vivem 38 famílias. O local é destinado a plantações e atividades culturais e religiosas, herança dos afrodescendentes. Eventos  como camdombe, Festa do Rosário e Folia de Reis fazem parte das tradições da comunidade e atrai, também, visitantes. Uma das lideranças quilombolas, Lindomar João dos Santos, fala sobre esse espaço e sua história, as práticas religiosas, as heranças passadas por gerações e o modo de vida.

O programa Minas da Gente vai ao ar neste sábado (29), às 20h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv. Após a exibição, o programa é disponibilizado no canal da Rede Minas no YouTube: youtube.com/redeminas.

A nova temporada do “Minas da Gente” faz parte da programação “Gerais+Minas”, da Rede Minas. O projeto da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) contempla diversas ações de municipalização da programação das emissoras de comunicação do estado para mostrar a variedade da cultura, culinária, história, arte e natureza em Minas Gerais. 

SERVIÇO:

Minas da Gente

Jaboticatubas – MG (distrito São José da Serra e quilombo do Mato do Tição)

Data: sábado (29/01), às 20h, pela Rede Minas ou pelo site da emissora: redeminas.tv

(Com Tatiana Coutinho/Rede Minas)

Comentários