Em apoio aos heróis cubanos


No dia 12 de setembro cumpriram-se dez anos de injusta prisão em cárceres estadunidenses dos Cinco Heróis cubanos. Mediante um julgamento fraudulento estes valorosos companheiros foram submetidos a longas condenações que somam quatro prisões perpétuas mais 77 anos por lutar contra o terrorismo que, de maneira impune, se desenvolve desde o território dos EUA contra a nação cubana.
Durante todos estes anos, os Cinco padeceram de confinamento solitário e foram vítimas de pressões psicológicas de todo tipo. O governo dos Estados Unidos limitou o direito que têm de receber visitas regulares de seus familiares, e em particular, negaram a permissão a duas das esposas, Olga e Adriana, as quais não podem visitar a Rene e Gerardo, há oito e dez anos, respectivamente.
A isto se soma o alongamento do processo legal contra os Cinco, privando-lhes do direito a um julgamento justo, rápido e imparcial, como estabelecem as leis internacionais e a própria constituição dos EUA, na qual foi reconhecido em 2005 por uma Seção de três juízes da Corte de Apelações de Atlanta, que anulou as sentenças e ordenou a realização de um novo julgamento, decisão revogada posteriormente pelo pleno da Corte.
Em junho do presente ano, outra Seção de três juízes do 11º Circuito de Apelações ratificou os veredictos de culpabilidade em todos os cargos. No entanto, reconhecendo que não houve delito de espionagem, enviou três dos companheiros a re-sentença.
A Corte de Apelações recusou o recurso de revisão apresentado pela defesa, ficando como única opção legal a petição de consideração à Corta Suprema dos Estados Unidos, o que abre uma nova etapa na luta por sua liberação.
O governo estadunidense fez pouco caso do pedido de justiça exigido durante este tempo por organismos internacionais e das Nações Unidas, como o Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos, assim como por parlamentares, intelectuais, prêmios Nobel, organizações religiosas, de direitos humanos e de advogados de todo o mundo.
Esta atitude ratifica que estamos diante de uma batalha política e que todas as ações que realizemos são de vital importância para aumentar a pressão internacional sobre o caso e conseguir que se faça justiça com estes cinco cubanos.
Por tudo isso, os Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo ratificamos nossa solidariedade com Gerardo, Rene, Ramón, Fernando e Antonio, e exigimos sua imediata libertação.
São Paulo, 23 de novembro de 2008
1. Alemanha - Partido Comunista da Alemanha 2. Argélia - Partido Argelino pela Democracia e pelo Socialismo 3. Bélgica - Partido do Trabalho da Bélgica 4. Bolívia - Partido Comunista da Bolívia 5. Brasil - Partido Comunista Brasileiro 6. Brasil - Partido Comunista do Brasil 7. Bulgária - Partido Comunista da Bulgária 8. Canadá - Partido Comunista do Canadá 9. Chile - Partido Comunista do Chile 10. Chipre - Partido Progressista do Povo Trabalhador - Akel 11. Colômbia - Partido Comunista Colombiano 12. Cuba - Partido Comunista de Cuba 13. Dinamarca - Partido Comunista da Dinamarca 14. Dinamarca - Partido Comunista na Dinamarca 15. Espanha - Partido Comunista dos Povos da Espanha 16. Estados Unidos - Partido Comunista dos Estados Unidos 17. Finlândia - Partido Comunista da Finlândia 18. Grã Bretanha - Partido Comunista da Grã Bretanha 19. Grécia - Partido Comunista da Grécia 20. Holanda - Novo Partido Comunista da Holanda 21. Hungria - Partido Comunista dos Trabalhadores da Hungria 22. Irã - Partido Tudeh do Irã 23. Irlanda - Partido Comunista da Irlanda 24. Irlanda - Partido do Trabalho da Irlanda 25. Itália - Partido da Refundação Comunista 26. Itália - Partido dos Comunistas Italianos 27. Laos - Partido Popular Revolucionário de Laos 28. Letônia - Partido Socialista de Letônia 29. Líbano - Partido Comunista Libanês 30. Luxemburgo - Partido Comunista de Luxemburgo 31. México - Partido dos Comunistas Mexicanos 32. Nepal - Partido Comunista do Nepal (UML) 33. Noruega - Partido Comunista da Noruega 34. Palestina - Partido Comunista Palestino 35. Paquistão - Partido Comunista do Paquistão 36. Paraguai - Partido Comunista Paraguaio 37. Peru - Partido Comunista do Peru - Pátria Roja 38. Peru - Partido Comunista Peruano 39. República Checa - Partido Comunista da República Checa 40. Rússia - Partido Comunista da Federação Russa 41. Rússia - Partido Comunista dos Trabalhadores da Rússia 42. Servia - Novo Partido Comunista de Servia (ex- Iugoslávia) 43. Síria - Partido Comunista Sírio 44. África do Sul - Partido Comunista da África do Sul 45. Suécia - Partido Comunista da Suécia - SKP 46. Turquia - Partido Comunista de Turquia 47. Uruguai - Partido Comunista do Uruguai
Traduzido por Rodrigo Fonseca


Comentários