Cinema e Direitos Humanos

Entre 13 e 19 de outubro ocorre em Belo Horizonte a 4° Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, com 39 produções de dez países sul-americanos, exibidas gratuitamente, na sala Humberto Mauro, no Palácio das Artes.

A 4° Mostra Cinema e Direitos Humanos é composta por filmes, entre longas e curtas-metragens, ficções e documentários, que abordam questões referentes aos direitos humanos. Entre os temas, são abordados os direitos da criança e do adolescente, da população afrodescendente, dos homossexuais, da população carcerária, dos deficientes físicos, da diversidade religiosa, dos migrantes, entre outros.

Entre os destaques da mostra estão "Histórias de Direitos Humanos" do argentino Pablo Trapero (foto Google), que divide o longa em 22 episódios de três minutos sobre o assunto; o também argentino "Unidad 25", que conta sobre uma igreja mantém centenas de fiéis "aprisionados" a devoção do Evangelho; e o documentário brasileiro "Esse Homem Vai Morrer: Um Faroeste Caboclo", que revela como um sonho que atraiu diversos brasileiros para Rio Maria, no Pará, acabou um com a vida de quatorze deles.

O evento ainda exibe "Garapa", de José Padilha (Tropa de Elite), o inédito "Entre A Luz e a Sombra", de Luciana Burlamaqui, e homenageia o projeto "Vídeos nas Aldeias", idealizado por Vincent Carelli, que filmava os índios Nambiquara e depois exibiam as imagens para a tribo, em 1987.

Comentários