Medalha Dinarco Reis


O XIV Congresso Nacional do Partido Comunista Brasileiro, realizado de a 12 de outubro no Rio de Janeiro, certamente foi o mais importante realizado dentro da legalidade. Quem o diga um dos participantes, o escultor Espedito Oliveira Rocha, 88 anos, 34 deles filiado ao PCB.
Militante histórico, Espedito, ao lado de Zuleide Faria, será homenageado pelo Partidão com a Medalha de Honra Dinarco Reis.
Dinarco é outra legenda na história política brasileira. Militante comunista, participou como voluntário da guerra civil espanhola, lutando ao lado dos republicanos.
Em Pernambuco já estão sendo produzidos, filmes, documentários, livros etc. sobre Gregório Bezerra, outro que receberá do PCB a Medalha Dinarco Reis. Algumas cenas já estão sendo filmadas no sertão pernambucano. Gregório seria interpretado pelo ator mineiro Jaques Antunes, ex- aluno do diretor do Teatro Universitário, Fernando Limoneiro. Devido a problemas de saúde, outro ator fará o papel do dirigentes revolucionário e ex-deputado federal comunista.
Expedido Rocha e Zuleide Faria (fotos)receberam a notícia à véspera do encerramento do XIV Congresso, no salão de convenções do Rio's Presidente Hotel.(Imagens: José Carlos Alexandre)


Comentários