Villa-Lobos é atração da Rede Minas

                                                                


O maestro Heitor Villa-Lobos estaria comemorando, neste mês, 134 anos. O nascimento do compositor, que revolucionou a música erudita no Brasil, se tornou o Dia Nacional da Música Clássica, celebrado em 5/3. O programa Harmonia, da Rede Minas, faz uma homenagem ao compositor com a apresentação de um concerto com obras de Villa-Lobos e comentários do violinista Rommel Fernandes.

O concerto traz as três sonatas para violino e piano de Villa-Lobos, foram compostas em diferentes fases de sua vida. A atração traz as peças executadas pelo pianista Gustavo Carvalho e o violinista Rommel Fernandes.

O violinista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Rommel Fernandes é quem comenta o trabalho do mais famoso maestro brasileiro. Rommel atualmente spalla, aquele que lidera a orquestra abaixo do maestro. Também desenvolve trabalhos como solista, recitalista e músico de câmara. 

Doutor e mestre em Música com “Honors” pela Northwestern University (EUA), Rommel frequentou o Lucerne Festival Academy (Suíça) e o Tanglewood Music Center (EUA).

Já o pianista Gustavo Carvalho foi nomeado pelo francês “Le Monde de la Musique” como um dos pianistas mais promissores de sua geração. Como solista de orquestras, tocou sob a regência de grandes maestros, como Ira Levin, Howard Griffiths, Yuri Bashmet e Evgeny Bushkov. Foi dele a fundação do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, do qual é diretor artístico.

O programa Harmonia em homenagem a Villa-Lobos e ao Dia Nacional da Música Clássica vai ao ar, neste domingo (21/3), às 14h, pela Rede Minas. A atração também pode ser vista, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Serviço

Villa-Lobos é atração no Harmonia, da Rede Minas

Data: 21/3/2021 (domingo)

Horário: 14h

                                                                        


“VENDADO ES AMOR, NO ES CIEGO” ENCERRA FESTIVAL DE ÓPERAS

A apresentação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e Juiz de Fora fecha temporada especial do Harmonia

A preciosa zarzuela, tipo de ópera lírico dramática, vai acalentar a saudade das salas dos teatros do país, no encerramento do “Festival de Óperas”, do programa Harmonia, da Rede Minas. A atração apresenta “Vendado es amor, no es ciego”, do espanhol José de Nebra. 

Composta para o Coliseo de la Cruz, de Madri, em 1744, a obra se caracteriza por conter partes instrumentais, vocais e declamadas. O espetáculo foi apresentado durante o 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e Juiz de Fora, Minas Gerais, e é exibido pela primeira vez na TV, neste domingo (14), às 14h.

O enredo traz a história de duas deusas, Vênus e Diana, que disputam a soberania do monte Ida. Vênus decreta que todos aqueles que não se rendam ao amor sejam sacrificados. O jovem Anquises, que ainda não se apaixonou, despreza o preceito e se consagra à Diana, deusa da castidade e da caça. 

As zarzuelas, de Nebra, evidenciam o caráter do compositor espanhol que, ainda jovem, com 17 anos, se destacou na corte de Madri, sendo nomeado organista do convento das Descalzas Reales, a segunda capela musical mais importante na corte. 

Foi em 1723 que Nebra começou a compor música dramática, o que mais tarde o distinguiu como um dos mais importantes compositores do gênero da península ibérica, na primeira metade do século XVIII.

Derivada da ópera, a zarzuela é um gênero lírico dramático espanhol, que no século XIX, auge dos concertos na Europa, se transformou em uma alternativa mais regional, já que se centrava em contos do folclore do país e em sons nativos. O espetáculo teatral tem grandes dimensões que maravilha o público, os fascinando por todos os elementos visuais e sonoros que caracterizam as óperas e zarzuelas.

“Vendado es amor, no es ciego” vai ao ar no “Festival de Óperas” do programa Harmonia, neste domingo (14/03), às 14h, pela Rede Minas. A atração também pode ser vista, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.


Comentários