ANISTIA, SUCESSO DO DEBATE



Muito bom o debate realizado pelo Sindicato dos Jornalistas na quarta-feiram em sua sede. Dentro da programação que marca os 30 anos da anistia política no Brasil. Para quem viveu o período da ditadura militar e a resistência dos jornalistas então, foi um momento de muitas recordações e de troca de informações preciosas. Isto porque muitos dos antigos jornalistas presentes viveu momentos em que se conciliava o trabalho legal com o,considerado, ilegal, ou seja, momentos em que se dedicava à resistência, em diversas atividades e, inclusive, na própria imprensa...
Bernardo Kucinski, Aloísio Moraes, Dídimo Paiva e Marcos Gomes deram um show de informações.
Merece destaque os cartazes -perto de 40 deles - com fotos "dos que não foram anistiados", ou seja, de homens e mulheres da resistência que deram sua vida em defesa da liberdade, contra a ditadura. Alguns considerados desaparecidos até hoje.
Uma das colocações durante o ato foi justamente a criação do Memorial da Resistência, no prédio do antigo DOPS, na Avenida Afonso Pena, como determina a lei assinada pelo ex-governador Itamar Franco. O governador Aécio Neves foi cobrado, até em termos veementes.
Dias 26 e 27 na Assembleia Legislativa haverá ato público , também alusivo à Anistia, a ser promovido por diversas entidades e osrganizações, dentre elas, o Sindicato dos Jornalistas, a própria Assembleia, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, o Instituto Helena Greco etc,.
Todos os atos se realizarão com homenagens ao jornalista Délio Rocha, ex-vice-presidente do Sindicato e também vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.

Comentários