A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro promove oficina "Outro Sistema Financeiro é Preciso"


                                                   


A Contraf-CUT promove em parceria com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Fetrafi-RS e CUT-RS a oficina "Outro Sistema Financeiro é Preciso", nesta sexta-feira (27), às 14h, dentro da programação do Fórum Social Temático (FST) 2012. O evento ocorre no auditório da Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424), no centro da capital gaúcha.

A oficina vai tratar da crise internacional e da necessidade de regulamentação do sistema financeiro. A participação é aberta a todos os interessados.

Clique aqui para acessar o site do Fórum Social Temático 2012.

"Queremos contribuir com as discussões sobre a crise capitalista, que é um dos temas do FST, mostrando os efeitos nefastos da falta de regulação do sistema financeiro em todo mundo", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. "Defendemos a realização de uma Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro, a exemplo das conferências já realizadas sobre saúde, educação, comunicação e segurança pública, a fim de que a sociedade seja ouvida sobre o papel, o crédito e a atuação dos bancos no Brasil", destaca.

Palestra com professora Maria Alejandra

Haverá palestra da professora Maria Alejandra Madi, que é economista (USP) e doutora em Economia (Unicamp). Ela atua no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas nas áreas de Macroeconomia, Finanças e Desenvolvimento Econômico desde 1983. É atualmente vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil. 

Também atuou recentemente como professora visitante na Universidade de Manitoba (Canadá) e na Universidade de Kassel (Alemanha). Écoordenadora do Curso de Especialização em Economia Financeira, da Unicamp. Desenvolve pesquisas no Centro de Estudos de Trabalho e Sindicalismo (CESIT). 

Desde 1990, Maria Alejandra vem participando de oficinas, congressos e fóruns nacionais e internacionais promovidos pela Contraf-CUT, sindicatos, redes e centrais sindicais. Tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior abordando a regulação e dinâmica dos sistemas bancários, assim como os impactos das transformações estruturais do sistema financeiro na economia e na sociedade brasileira.

Clique aqui para ler o artigo da professora sobre o sistema financeiro.

"A regulação dos sistemas financeiros situa-se no centro dos debates econômicos contemporâneos na medida em que as exigências de capitalização derivadas dos Acordos de Basiléia não foram suficientes para evitar a crise financeira global", destaca a professora. 

"O esforço de mitigar o impacto das tensões desestabilizadoras da dinâmica financeira sobre a sociedade requer repensar o perfil de atuação do Banco Central, o escopo da regulamentação prudencial e de proteção, além do papel dos bancos públicos", defende.

Comentários