Vigilantes têm greve vitoriosa em Brasília

                                                        
Depois de uma greve histórica de quatro dias - que contou com adesão superior a 90% e o fechamento de mais de 80% dos bancos -, os vigilantes do Distrito Federal arrancaram aumento de 20%, incluindo o reajuste de 9,4%, que representa ganho real, e de 8,33% em gratificações por risco de vida, além de vale-alimentação de R$ 17 por dia.

Reunidos em assembleia no início na noite de segunda-feira (30) na 713 Norte, em frente ao Ministério Público do Trabalho (MPT), onde ocorria a negociação entre os representantes dos trabalhadores e dos patrões, a categoria aceitou, por ampla maioria, a proposta dos donos das empresas de segurança e encerrou o movimento.

Os vigilantes retornaram ao trabalho após as 22h de segunda-feira. Os dias parados serão abonados.

"Não foi uma proposta fácil de ser arrancada. Mas, com a participação em massa dos vigilantes, a categoria saiu vitoriosa e conquistou reajuste acima da inflação, gratificação por risco e aumento do tíquete alimentação", afirmou o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal (Sindesv-DF), Jervalino Rodrigues, lembrando que não haverá nenhuma punição aos trabalhadores que participaram da greve.

'Vigilantes, unidos, jamais serão vencidos'

Concentrados em frente ao MPT, na Asa Norte, os vigilantes gritaram as palavras de ordem "vigilantes, unidos, jamais serão vencidos" e "se não tiver proposta, greve".

A força da greve e a pressão dos trabalhadores surtiram efeito. Por volta das 19h, o Sindesv-DF apresentava a proposta dos patrões aos trabalhadores.

"Mesmo com as tentativas de enfraquecer nosso movimento, conseguimos sair vitoriosos dessa greve histórica. Não posso deixar de agradecer ao presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto, aos diretores da entidade e aos trabalhadores do ramo financeiro", destacou o deputado distrital Chico Vigilante, que também congratulou a Central Única dos Trabalhadores e os seus sindicatos filiados pelo empenho e dedicação no fortalecimento do movimento dos vigilantes.

Ao final da assembleia, os vigilantes rezaram um Pai Nosso e agradeceram pela vitória. Para fechar com chave de ouro, dois arco-íris enfeitavam o céu da capital.

"A forte mobilização dos vigilantes e a unidade da categoria se reverteram em uma importante vitória para os trabalhadores", afirmou o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.

Fonte: Seeb Brasília e Agência Brasil (Con a Contraf)

Comentários

Anônimo disse…
sou vigilante a quarenta anos em brasilia ainda estou na ativa,quando vi o total de vigilantes unidos em um so proposito,para mim foi muita emoçao por pouco nao derramava em lagrimas obrigado companheiros continue assim fortes porque vigilantes unidos jamais sera vencidos....