Fórum Social Temático antecipa discussões do Rio+20

                                                                                
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, será tema hoje dos debates do Fórum Social Temático (FST), que acontece em várias cidades do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
De maneira paralela ao Rio+20, a realizar-se em junho, será efetuada a Cúpula dos Povos, da qual o FST constitui um preâmbulo, junto a outras 25 reuniões que serão desenvolvidas em outras partes do mundo.
"Rumo ao Rio+20 dos Povos: Um novo período histórico"; "Crise capitalista e economia verde"; "Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável"; "Ecossocialismo ou Barbárie: uma armadilha do capitalismo verde ou uma saída para além do capital"; e "Desenvolvimento sustentável: modelo alternativo da América Latina" são alguns dos temas dos debates.
Também haverá a mesa redonda "Construindo cidades sustentáveis", da qual participarão, entre outras personalidades, Boaventura de Souza Santos, Frei Betto, Jorge Abrahao, Leonardo Boff, Marina Silva e Oded Grajew.
Segundo a empresa pública de comunicação Agência Brasil, a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, estará presente nesse debate e em outros onde abordará o novo Código Florestal brasileiro, além de participar do Segundo Encontro Brasileiro de Secretários (estaduais e municipais) de Meio Ambiente.
Teixeira estará como palestrante na mesa "Experiências governamentais de sustentabilidade", acompanhada, entre outros, pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e pelo presidente do governante Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão.
Durante o dia de hoje, os participantes do FST-2012 poderão escolher outras conferências com temas como "Desenvolvimento, cidadania e direitos humanos", "Justiça ambiental: as práticas educativas para a construção de outro mundo possível" e "Emergência climática, sustentabilidade e aquecimento Global".
Além disso, poderão contribuir com ideias no seminário "Discussões preparatórias do V Encontro Latino-americano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo no Rio+20" e no que tratará a "Crise mundial e alternativas anticapitalistas".
Os organizadores do FST-2012 calculam que desde ontem e até o domingo 29, data final do encontro, cerca de 30 mil pessoas participarão das mil atividades programas para ocorrerem nas cidades de Porto Alegre, Gravatí, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Comentários