Documentário mostra a Escola das Américas que os EUA instalaram no Panamá para a "luta contra o comunismo"


O Documentário "Hidden in Plain Sight”, cujo título em português é "A escola das Américas”, revela as contradições e críticas contra a instituição máxima de treinamento estadunidense de militares, batizada de Escola das Américas. A instituição foi criada pelos EUA em 1961 e seu objetivo era treinar soldados das nações latino-americanas para servirem aos interesses norte-americanos. OS EUA buscavam, então, formar um exército de anticomunistas.

O documentário mostra o lado obscuro dos treinamentos. Alguns depoimentos revelam que o centro de treinamento estadunidense era chamado de "Escola da Morte” e "Escola de Genocidas".

Os depoimentos do linguista Noam Chomsky e do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, estão no documentário e questionam como era a formação da Escola, apontando as contradições da política de treinamento dos estadunidense, que primeiro se diziam contra as ditaduras, mas planejavam e executavam golpes de Estado nos países da América Latina.

O filme narra ainda a tortura praticada pelos alunos da Escola, como choques nas genitálias e afogamentos. Em depoimento, uma mulher relata os momentos de tortura aos quais foi submetida. Ela sofreu 111 queimaduras de cigarro nas costas.

A Escola está fechada atualmente, mas marcou para sempre a luta contra as violações dos direitos humanos praticadas por seus alunos contra presos políticos.

Ficha técnica

Título original: Hidden in Plain Sight

Ano: 2003

Duração:52 min

País: Estados Unidos

Diretor:John Smihula

Comentários