Em greve desde a última terça-feira (30), bancários de todo Brasil participam, nesta quinta-feira (02), de um protesto contra a autonomia do Banco Central. Na opinião da categoria dar independência ao BC é entregar nas mãos do mercado financeiro o comando da política macroeconômica do país.

Os protestos acontecem em frente às representações do BC nas capitais. Além de Salvador, também participam São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Belém.

Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia em 2001, também alertou para os perigos da medida: “Na melhor das hipóteses, essa posição é questionável. Na crise, os países com bancos centrais menos independentes como China, Índia e Brasil fizeram muito, mas muito melhor mesmo do que os países com bancos centrais mais independentes, caso da Europa e dos Estados Unidos”, disse em palestra recente na sede do BC da Ìndia. - See

Em São Paulo, o ato acontece em frente à sede do BC, localizado na avenida Paulista nº 1804, a partir das 15h e deve contar com o apoio das Centrais Sindicais, diversas categorias, sindicatos e entidades dos movimentos sociais.

Comentários