O título da tatiana coutinho de oliveira explica tudo

                                                                    

QUEIJO DO SERRO E FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS ESTÃO EM DOCUMENTÁRIOS QUE A REDE MINAS EXIBE NESTA SEXTA (21)


O valioso queijo mineiro é o personagem principal em “O quê de queijo”, de Paulo Henrique Rocha. O documentário, produzido pelo Iepha-MG, revela o modo artesanal de fazer essa delícia, na região do Serro, primeiro bem registrado como Patrimônio Cultural Imaterial em Minas. A tradição que atravessa gerações e a relação do produto com o cotidiano e a cultura dos serranos é apresentada na produção. A Faixa de Cinema, da Rede Minas, exibe, nesta sexta (21), o filme que mostra como esse saber ganhou lugar de honra na cultura e na mesa.


Em seguida, o público confere o documentário que tem, como cenário, a tranquila Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha. Desde o século XVIII o município se efervesce no mês de outubro. A cidade é a anfitriã da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O evento, que é patrimônio cultural de Minas Gerais, tem sua origem marcada pela cultura afro-brasileira e a história colonialista do país. O resultado se transformou em um espetáculo com direito a novenas, lavações, leilões, corridas de cavalo e paneladas de angu. O filme “Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte”, de Jason Barroso Santa Rosa e produzido pelo Iepha-MG, também é destaque da Faixa de Cinema.


Os documentários “Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte” e “O quê de queijo” são exibidos na Faixa de Cinema, da Rede Minas, nesta sexta (21), às 23h30. O público também pode ver os filmes através do site: redeminas.tv. A exibição faz parte da programação especial  da emissora pública em comemoração ao mês do patrimônio cultural.


CULTURA E HISTÓRIA NA REDE MINAS


A Rede Minas e o Iepha-MG se uniram para levar as riquezas do estado para a TV. Durante todo o mês, a emissora exibe uma programação especial dedicada ao patrimônio cultural. A ação é uma promoção do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Rede Minas e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha – MG) em parceria com a APPA – Arte e Cultura.


SERVIÇO:


*Faixa de Cinema – Sexta (21/08), às 23h30    

Documentários de “Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte” e “O quê de queijo”


Comentários